Este trabalho apresenta a importância do brincar na educação infantil, cuja faixa etária compreende crianças de 0 a 06 anos. O objetivo geral consiste em apresentar as brincadeiras como ferramentas para aperfeiçoar o aprendizado da criança, enfatizando a importância do educador conhecer o que é o brincar e como utilizá-lo em sala de aula para enriquecer o aprendizado dos seus alunos, busca também apresentar o uso dos brinquedos e a capacidade que eles possuem de despertar o interesse das crianças. Ao final da pesquisa concluiu-se que o ato de brincar é algo essencial para o desenvolvimento do ser humano, pois além de natural e prazeroso, as brincadeiras são excelentes oportunidades para que as crianças vivam experiências que irão ajudá-las a amadurecer emocionalmente e desenvolver capacidades indispensáveis à sua futura vida profissional, tais como, concentração, atenção e outras habilidades psicomotoras.
Palavra-chave: Brincar, Aprendizagem, Educador.
Autoras:
Soeli Esberce Siqueira
Prof. Cláudia Cristina Mendes Giesel
Excelente trabalho, e brincando também se aprende, ainda mais na educação infantil, onde as crianças se interessam mais por brincadeiras do que livros.