Busca-se nesse presente trabalho responder à questão que se refere a abordagem da Arte educação no Ensino Fundamental e também na Educação Infantil, cuja finalidade é possibilitar um olhar que dê o real valor ao ensino da disciplina de Arte a crianças. O trabalho justifica-se por contribuir para que muitos profissionais da educação que atuam na área da arte reflitam sobre os avanços da disciplina de artes como especialidade obrigatória, e também perceber a seriedade da disciplina na educação de crianças e adolescentes, mais especificamente que estão cursando o Ensino Fundamental e a Educação Infantil. O primeiro capítulo desse trabalho apoia-se nas referências bibliográficas nos apresentando a história da Arte educação. Faz-nos pensar a propósito de como o ensino da arte é estabelecido pelos PNCs, como a disciplina de Arte é contemplada perante o espaço escolar e como se deram as transformações perante as leis e acontecimentos educacionais acerca da Arte educação. O segundo capítulo segue contemplando o lugar da Arte educação e a Arte como ciência. Abrange ainda sobre a arte no ensino fundamental. O trabalho é encerrado tendo como último item as considerações finais. A metodologia utilizada foi a busca em referências bibliográficas com autores que discorrem sobre a temática, tais como Barbosa, Duarte Junior, Ferraz e Fusari e Lowenfeld, denttre outros e ainda as legislações pertinentes.
Palavras chave: Arte. Educação. Ensino Fundamental. Educação Infantil.
Autora:
Ariana Limonta Soares, Iluminação e Design de interiores – Instituto de Pós-Graduação – IPOG Ribeirão Preto, SP, 08/09/2016
Download:
![](https://jornaltribuna.com.br/wp-content/uploads/2021/04/pdf.jpg)
Excelente trabalho, e embora muitos considerem a arte uma coisa inútil, é primordial para o desenvolvimento da criança.