As fábulas infantis
As manifestações simbólicas por detrás das fábulas, histórias, contos e afins são detidamente remontadas ao longo da história humana. De há muito que as histórias são utilizadas para o alento e o entretenimento das crianças nos mais diferentes cenários, especialmente nos pedagógicos e à hora do dormir. São histórias fantásticas e, na maioria das vezes, carregam em si um emblema educacional nas vertentes moral e ética. Às crianças, não somente são ofertados enredos divertidos e coloridos, mas também ameaçadores, violentos e tendenciosos do ponto de vista de certo/errado, pode/não pode, verdade/mentira.
As fábulas, normalmente são organizadas, trazendo em seus enredos a predominância de fatos pontualmente marcados, assim, o certo está certo desde o início, o feio está posto, a verdade está dada, ao final da fábula, é armazenada a estrutura clássica do bem e do mal delimitados e prontamente descritos. A sucessão de acontecimentos que constitui a ação, em uma produção literária muitas vezes está representada por animais e objetos, ou seja, nem sempre as personagens são humanas, nas extensões conceitual e biológica da palavra, e é permeado por começo, meio, fim organizados e predispostos no formato de punição impiedosa, àqueles que representarão os malfeitores, e caução de final feliz àqueles que foram incluídos do lado do bem.
Autora:

Cassima Duarte
Psicoterapeuta da Abordagem Centrada na Pessoa – ACP, doutoranda em psicologia
Download:

Amei, parabéns a psicóloga e autora do texto. ?????
Doutora Cassima acompanho seus artigos e livros e gosto quando você nos mima com a sua escrita desafiadora, comprometida e ética. Fico em êxtase de ver sua dedicação na base fenomenológica. Sou sua fã n° 1?????? Beijocas nós seus lindos cachos ruivos.???
Doutora Cassima acompanho seus artigos e livros e gosto quando você nos mima com a sua escrita desafiadora, comprometida e ética. Fico em êxtase de ver sua dedicação na base fenomenológica. Sou sua fã n° 1?? Beijocas nós seus lindos cachos ruivos.??
Bem interessante, gostei. Parabéns!
????????
Doutora Cassima é necessário ressaltar o quanto é acolhedor com os leitores ter esses momentos de leituras específicas da área da Psicologia no Jornal Tribuna, tão fundamental e esclarecedor. PARABÉNS pelo seus artigos e livros. É fortalecedor e revigorante para nós profissionais da área ter acesso aos seus textos exemplarmente científicos. ?
Parabéns a autora pela capacidade de mostrar um artigo cientifico e uma fábula infantil com tanta descontração e leveza. Já fiquei fã. Obrigado!
Parabéns Doutora Cassima pelo excelente trabalho, confesso que no término da leitura fico ansioso por um novo texto.
Estou extasiado pela capacidade desta profissional de nos encantar com textos científicos mas de uma forma tão encantadora. Doutora Cassima, você é realmente incrível!
Parabéns pela iniciativa pelo compromisso do @jornaltribuna de levar leitura de qualidade aos seus leitores! E obrigado pelo excelente conteúdo que a dra escreveu. Por mais iniciativas como esta!
Doutora Cassima, uma profissional com conhecimentos científicos invejável. Textos e livros extraordínários. Parabéns!!!
Nunca decepciona ?? parabéns doutora Cassima, artigo sensacional ??
Já te acompanho a um bom tempo, você sabe usar as palavras certas sempre! Sou fã ?
Parabéns Doutora Cassima ???
Observar a subjetividade dentro das significações teóricas és para você o prazer dos prazeres, a nós colegas da Saúde Mental, a possibilidade de agregar saberes. Parabéns grande Diva do saber fazer Psicologia.
Interessante, excelente texto da Dra. Cassima!!!!!
Encantador poder fazer a leitura de um artigo como este, de forma leve e prazerosa. Parabéns!
Maravilhoso este artigo com conhecimentos magníficos e nos trazem possibilidades de agregar o sentido de alguns valores. Parabéns!
incrível o texto. parabéns a doutora