22.6 C
São Paulo
sábado, 20 de julho de 2024

Zignet fala sobre as principais vantagens e desvantagens do carro automático

O carro automático está cada vez mais popular e a Zignet explica se realmente vale a pena dar um upgrade e aderir a esse tipo de veículo

Não resta dúvida que o conforto de ter um veículo bem equipado faz toda diferença durante a mobilidade. E a preferência nacional pelo carro automático é uma prova disso.

De acordo com a consultoria S&P Global, em 2022, 60% dos carros vendidos no Brasil eram automáticos. E, segundo um levantamento da Bright Consulting, até 2030 apenas 5% dos carros terão câmbio manual. Mesmo assim, a previsão mostra que este percentual será restrito a alguns nichos, como os dos carros esportivos ou dos que são produzidos sob encomenda.

Zignet explica a importância de saber a diferença entre um carro automático e manual. “Há vários tipos de câmbio, mas o automático e o manual são os principais. E é importante entender a diferença entre eles para escolher o melhor modelo de carro na hora da compra”, explica Paulo Loffreda, fundador e sócio da Zignet.

Como funciona o câmbio manual?

O câmbio manual é o mais comum, composto por várias peças, como embreagem, pedal da embreagem e a alavanca do câmbio. “Assim, como o próprio nome já diz, o motorista precisa fazer a troca de marcha manualmente pela alavanca, sempre apertando o pedal da embreagem, que controla a força gerada pelo motor”, aponta Loffreda.
No câmbio manual, presente nas autoescolas, o motorista tem mais flexibilidade e controle sobre a velocidade e a potência desejada. “É o modelo preferido por quem realmente gosta e entende de direção, como os pilotos profissionais esportivos, por exemplo”, lembra.

Câmbio automático e suas particularidades

Já o câmbio automático faz praticamente tudo sozinho. “Para começar, não existe pedal de embreagem, funcionando através de um conversor de torque e um conjunto de discos. Assim, o sistema tecnológico identifica a hora de trocar a marcha e controla os discos”, afirma.

O carro automático também tem uma alavanca de câmbio. “Apesar da diferença entre os vários modelos, de um modo geral a troca é bem menos frequente do que na manual. Basicamente ela é feita para marchas de força, ré e ponto morto (neutro)”, ensina.

Vantagens de carros com câmbio automático

Maior conforto e suavidade ao dirigir. “O câmbio automático permite que o motorista descanse a perna esquerda por não ter pedal de embreagem e não precise adequar a marcha frequentemente. Assim a direção fica muito mais confortável, principalmente em engarrafamentos. Aliás, sem o pedal da embreagem, que precisa ser tocado com muita frequência, a tendência é que as dores nas costas sejam reduzidas ou eliminadas”, observa.
Loffreda também conta que a transmissão automática faz a troca de marchas de forma mais precisa, rápida e suave, favorecendo a performance geral do carro.

Durabilidade e segurança do veículo. “Como o motorista não precisa ficar trocando de marchas, as duas mãos podem ficar mais tempo no volante, melhorando a segurança no trânsito. Aliás, ela também é beneficiada pelo conforto, já que há menos desgaste físico de quem está dirigindo, já que o cansaço também influencia na perda de foco na direção”, alerta.

Além disso, como o câmbio automático é projetado para ter a maior eficiência possível, todo o sistema opera dentro dos parâmetros determinados pelo fabricante. “Dessa forma há menos desgaste dos componentes, aumentando a sua durabilidade”, reforça.

Pontos negativos do carro automático

Valor de compra é maior em comparação ao veículo manual. “Não há dúvida de que o câmbio automático está cada vez mais popular, porém mesmo assim ele ainda é mais caro do que o manual. Isso acaba se revertendo em uma diferença de preço significativa em relação ao modelo tradicional. Então, como o sistema é mais caro de ser produzido, o automóvel também tem seu preço final maior do que o mesmo modelo com câmbio manual”, conta Paulo.
A manutenção também é mais cara, uma vez que todo o sistema é mais complexo. “A tecnologia demanda profissionais especializados e oficinas muito bem equipadas para os reparos serem realizados de forma eficiente. Por outro lado, o câmbio automático precisa de trocas regulares do óleo da caixa de marcha, o que também demanda mais atenção com as manutenções preventivas”, analisa.

Um ponto importante é que o sistema automático é mais pesado do que o manual, exigindo também mais potência do motor, até porque a maioria prioriza a troca na maior faixa de torque.

“Assim, essa demora na troca de marcha, aliada ao peso do sistema, impacta o consumo de combustível do carro automático, que acaba sendo maior. Entretanto, já existem caixas automáticas mais modernas combinadas com motores mais potentes que deixam o consumo bem próximo do carro manual. E, além disso, a prática de uma direção segura e econômica também pode reduzir o consumo do carro automático”, orienta.

Zignet ajuda os clientes na melhor escolha!

Para escolher entre carro automático ou manual, é importante pensar no que você precisa. Se o orçamento anda apertado e o que você precisa é de um carro econômico, o câmbio manual é a melhor opção. Mas se você está cansado de dirigir ou usa o carro com muita frequência, o câmbio automático vai oferecer mais vantagens.

“Seja manual ou automático a Zignet também ajuda a manter toda a documentação em dia e não ter dívidas vinculadas à placa do veículo. Basta colocar o número na placa na nossa plataforma e em instantes é possível ter acesso a todos os débitos veiculares e quitar tudo em até 12X no cartão de crédito”, fala sobre as facilidades oferecidas pela empresa.

Sobre Zignet:
A Zignet é uma Instituição de Pagamento que surgiu para facilitar e inovar a forma de recebimento de contas, à vista ou parceladas, por meio de cartões ou outras modalidades de pagamentos eletrônicos. Além de oferecer os serviços tradicionais de recebimento de cartões, as maquininhas Zignet também têm como diferencial parcelar em até 12 vezes, no cartão de crédito, boletos e contas emitidos por empresas públicas e privadas. Atendimento personalizado, tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício são vantagens que a Zignet disponibiliza aos seus clientes, oferecendo maior agilidade e segurança nas transações de pagamentos. A Zignet é credenciada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) para parcelamento de débitos de veículos em todo o território nacional.

Autora:

Nathalie

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio