24 C
São Paulo
segunda-feira, 17 de junho de 2024

Funcionário da Tesla ferido por robô

O jornal online britânico The Independent noticiou mais um caso de trabalhador ferido por um robô.

O fato ocorreu em 2021 na chamada Gigafactory, planta da Tesla localizada em Austin, Texas e só agora se tornou conhecido, graças a documentos tornados públicos pelas autoridades da área.

O robô manipulava peças de alumínio recém fundidas, quando imobilizou o trabalhador com suas garras metálicas, ferindo suas costas, braço e mão, deixando um rastro de sangue no chão da fábrica.

Enquanto o funcionário, perdendo sangue, lutava para se libertar, um colega de trabalho acionou um botão de parada de emergência, fazendo o robô soltar a vítima, que rolou por uma rampa destinada à coleta de sucata de alumínio.

Questionada pelas autoridades, a Tesla disse que os ferimentos sofridos pelo funcionário não exigiram que o mesmo se ausentasse do trabalho, aumentando as preocupações sobre as condições de trabalho nessa fábrica, com dados indicando um número elevado de lesões em comparação com os índices da indústria, inclusive com um caso de morte por insolação de um trabalhador durante a construção da fábrica em 2021.

A Tesla tem enfrentado críticas por sua forma de lidar com a segurança em suas fabricas, constando que um em cada 26 trabalhadores da Gigafactory sofreu lesões, números muito mais sérios que os das   grandes fábricas de automóveis americanas, que estão ao redor de um para cada 38 trabalhadores.

A Tesla realmente não parece muito preocupada com seus funcionários – recentemente eclodiu uma greve em sua fábrica situada na Suécia, com os trabalhadores queixando-se de serem submetidos ao que descreveram como um “modelo típico dos Estados Unidos”: semanas de trabalho de seis dias, horas extras inevitáveis etc.  

The Independent tentou ouvir a Tesla sobre o assunto, mas a empresa não se manifestou.

Autor:

 Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio