Vivemos dias bem violentos.Dia a dia o noticiário despeja em nossas mentes o que há de pior na conduta humana.Crimes os mais horripilantes: HOMEM MATA A ESPOSA NA FRENTE DOS FILHOS, CORPO DE MULHER JOVEM ENCONTRADO EM CARRO CARBONIZADO, PAI MATA FILHA EM SURRA DE CINTO E CRIANÇA DE
QUATRO ANOS FOI ESTUPRADA E MORTA POR TIO.
Os títulos não nos dá a mínima chance de acreditar no gênero humano. Sentimos náuseas…
A impressão que se tem é que vender o negativo é a tarefa mais importante dos programas policiais. Há público para audiência espetacular, os números vão às alturas.
Os TINOS (TV RECORD) da vida martelam em nossa mente o que eles chamam REALIDADE NUA E CRUA. Será?
Sim, a violência salta aos olhos.
Mas a violência é um aspecto da realidade não é a REALIDADE.
A violência é um FATO SOCIAL e é subordinada pela dinâmica das relações sociais, desigualdade social e fatores econômicos.
O estágio atual do capitalismo, O FINANCEIRO, é uma tragédia nas relações interpessoais e um consumidor dos recursos naturais. A TERRA, o nosso lar cósmico, se insurge contra a nossa presença. O ANTROPOCENO colapsou todo o sistema equilibrado e tênue que sustenta a Vida Humana. Estamos aqui ainda, mas os nossos constantes erros nos coloca sob grave ameaça de auto extinção.
Não adianta deblaterar, somos coveiros de nós mesmos!
O Brasil é um país democrático. Vivemos no Estado de Direito Democrático. No concerto das Nações somos, nós cidadãos brasileiros, uma sociedade civilizada e assinamos a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esse é um marco civilizatório Não adianta os arautos da extrema direita e outros ignorantes ou mal intencionados, quererem denegrir essa grande conquista ao dizer que os direitos humanos só defende bandido. O cidadão de Bem vive cercado pela bandidagem – dizem eles. Mas quem são esses tais Cidadãos de Bem? Quem põe a etiqueta? Quais os critérios? O povo pobre e em sua maioria negra ou parda é cotidianamente massacrado em seus mínimos direitos Está sempre sob suspeita dos chamados agentes de segurança. ESSE É UM FATO SOCIAL. Ele está intrinsicamente associado a verdadeira causa da violência. A lenga-lenga proferida aos berros pela supracitada TV Record, de que há maus elementos na sociedade que surgem do nada e praticam o crime incentivados pela frouxidão das leis (só faltam dizer, que essas pessoas trazem a MARCA DO DIABO) é um desserviço à causa democrática.
O Flávio Dino é o nosso legítimo representante na mais Alta Corte de Justiça. Ele se soma aos guardiões da nossa Carta Magna e cabe agora às instituições de ensino superior, as instituições de pesquisas, os intelectuais, as forças progressistas e a sociedade civil em sua maioria dar o suporte necessário para que a ordem democrática nunca mais seja ameaçada!
Autor:
Álvaro Eduardo Guimarães Salgado