16.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Gente que vive competindo… sem ninguém competir

Para algumas pessoas, a vida não é sobre viver, é sobre vencer um campeonato que só existe na cabeça delas.

Não importa o momento, elas transformam tudo numa disputa: quem recebe mais atenção, mais curtidas, mais elogios. É como se colecionassem pontos que só elas enxergam, jurando que no final alguém vai coroá-las como campeãs… de absolutamente nada.

São mimados em versão adulta: crianças grandes presas dentro de corpos envelhecidos, batendo o pé quando não conseguem tudo do jeito delas. Mas não é só drama: é também frieza calculada.
Sabem manipular, distorcer fatos, plantar intrigas e até destruir reputações sem pestanejar. Não é exagero dizer que têm um quê de psicopatia disfarçada de “personalidade forte”. Não sentem culpa, apenas o prazer de “ganhar”, mesmo que seja mentindo ou passando por cima de quem estiver no caminho.

O brilho dos outros? Intolerável. Quando alguém consegue algo, elas não se contentam em invejar em silêncio. Precisam debochar, minimizar, espalhar boatos. Por dentro, gritam: “Como ousam ser melhores que eu?”. E, se preciso, vão rir falso na sua frente e envenenar a sua imagem por trás.

Enquanto o mundo vive, elas jogam um jogo doentio, tentando apagar todo holofote que não esteja sobre elas.
E a ironia? Acham que estão vencendo — mas no fundo passam a vida inteira presas na própria infantilidade, sufocadas pelo ego e consumidas por uma escuridão que nem percebem que é delas mesmas.

Manuel Flavio Saiol Pacheco
Manuel Flavio Saiol Pacheco
Doutorando e Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Justiça e Segurança pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Desenvolvimento Territorial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).. Possui ainda especializações em Direito Tributário, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Docência Jurídica, Docência de Antropologia, Sociologia Política, Ciência Política, Teologia e Cultura e Gestão Pública e Projetos. Graduado em Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Advogado, Presidente da Comissão de Segurança Pública da 14º Subseção da OAB/RJ, Servidor Público.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio