24.7 C
São Paulo
domingo, 21 de abril de 2024

Como funciona o adjuvante?

No ramo da agricultura, é muito importante falar do adjuvante o que é. Esse produto é um grande aliado na plantação e a sua adoção proporciona uma rápida absorção dos defensivos agrícolas, utilizados para proteger o plantio. 

Para compreender os seus benefícios é fundamental conhecer os principais conceitos relacionados com esse produto. A Rigrantec tem o compromisso de melhorar a produtividade da sua agricultura e, por isso, vamos apresentar mais informações sobre o adjuvante e a sua importância. ‌

O que são adjuvantes?

Para conceituar adjuvante o que é, podemos dizer que é um produto usado para preparar a as caldas de defensivos, como por exemplo inseticidas, acaricidas, fungicidas e herbicidas. Ao adicionar esse produto à calda de pulverização, é possível alcançar alta proteção contra fungos e bactérias. 

Isso se dá, porque o adjuvante ajuda na rápida absorção dos defensivos e proporciona uniformidade das gotas nas plantas. O objetivo desse produto é facilitar a pulverização nas plantações.

Para que serve?

O adjuvante agrícola serve para aumentar a eficiência de inseticidas e outros defensivos, essa substância ajuda a proteger as plantas contra pragas. Isso garante um crescimento saudável da plantação e livre de quaisquer danos externos provocados por essas pragas. 

Ao evitar a contaminação na lavoura, o agricultor evita gastos com plantas contaminadas. Isso aumenta a produtividade. Por isso, esse produto é essencial na agricultura, desde o plantio até a colheita. 

Qual a importância do adjuvante na agricultura?

O uso de adjuvante é importante porque otimiza o uso de inseticidas e outras substâncias. O processo de aplicação dos defensivos não é tão simples, vários fatores podem comprometer a pulverização, como, por exemplo, a umidade do ar, temperatura, vento, qualidade da água e a produção de espuma do produto. 

Justamente por essas questões que o uso do adjuvante é recomendado. Ele facilita e melhora a qualidade da aplicação de defensivos e reduz o risco de uma pulverização ineficiente, inadequada. 

Benefícios dos adjuvantes para a lavoura

Já entendemos sobre adjuvante o que é, agora vamos conhecer seus benefícios. Ele facilita a absorção de defensivos agrícolas, promove maior produtividade para o agricultor e ajuda no crescimento saudável das plantações.

Além disso, outros benefícios incluem gerar maior ganho, porque reduz a quantidade de herbicida que deve ser aplicada e, outro ponto positivo é que alguns adjuvante fazem com que a espessura da calda tenha gotículas maiores, aumentando a área de contato com as plantas. 

Como funciona o adjuvante?

O adjuvante é adicionado ao produto defensivo, se ele for do tipo surfactante, vai modificar as propriedades do herbicida para aumentar a eficácia do mesmo. Se for aditivo, a substância vai aumentar a absorção.

Em outras palavras, o adjuvante surfactante muda as propriedades dos defensivos para alcançarem maior cobertura de aplicação e os aditivos aumentam a capacidade de absorção desses produtos pela planta. 

Aplicação dos adjuvantes: Como fazer da forma correta?

Para aplicar adjuvantes na lavoura é preciso misturar o produto com o herbicida, inseticida, entre outros. Ao adquirir a substância, é necessário verificar o rótulo para entender melhor sua aplicação, que varia conforme o tipo: surfactante ou aditivo. 

Vale ressaltar que alguns defensivos já possuem em sua composição o adjuvante, isso deve ser observado nas informações presentes na embalagem. Com isso, é possível compreender como aplicar esse produto de forma correta. 

Além dos adjuvantes, é essencial saber também o que são quelatos. Eles são um tipo de fertilizante que corrige e previne deficiências de nutrientes nas plantações, e auxiliam também na absorção dos produtos pelas raízes das plantas.

A Rigrantec disponibiliza soluções em adjuvantes, quelatos e vários outros produtos para agricultura. Por entender a importância do crescimento saudável das plantações, a empresa conta com especialista para oferecer as melhores soluções para sua lavoura.

DAIANE SOUZA
DAIANE DE SOUZA
Jornalista e redatora SEO com vasta experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio