23.1 C
São Paulo
sexta-feira, 3 de maio de 2024

O futuro é agora

Cada novo dia é uma oportunidade a mais em nossas vidas. Um leque de opções se abre, nos permitindo escolher o melhor caminho a seguir. E aí vai muito de nosso discernimento…

Todos temos sonhos, objetivos a cumprir. E esses objetivos denotam sacrifícios que nem sempre mensuramos. Toda ação tem suas consequências. E recompensas, é claro. Cabe a cada um de nós analisar a situação vivenciada e decidir se o custo compensa…

Nem sempre aquilo que pagamos vale o que estamos deixando de viver. Sim, pois para alcançar nossos objetivos, temos que abrir mão de muitas coisas… e nem sempre temos ciência deste fato, quando nos atiramos para uma nova empreitada…

E qual a razão disso? É que nem sempre as oportunidades se repetem em nossas vidas, e um momento de indecisão pode acarretar prejuízos incalculáveis na realização de um projeto futuro nosso… e aí é que as coisas se complicam…

Já dizia a grande poetisa Cecília Meireles… “ou se põe a luva, ou se usa o anel”… as duas coisas ao mesmo tempo não são possíveis de se fazer… e assim é a nossa vida… a todo instante estamos tomando decisões que vão impactar não somente em nossas vidas, como também na das pessoas que gravitam ao nosso redor…

E qual a consequência disso? Como eu disse, podem ser várias… uma delas é o afastamento das pessoas que nos são caras, pois estamos tão afoitas em conseguirmos um futuro melhor para nós e nossos entes queridos, que muitas vezes não percebemos que, para alcançarmos tal objetivo, estamos nos afastando daquelas pessoas que são a razão dessa nossa ação…

Irônico, não é? Queremos proporcionar um futuro melhor para nossos entes queridos… e, quando alcançamos esse objetivo, descobrimos que nos tornamos completos estranhos para essas pessoas que nos são tão caras… e, pior… elas também se tornaram estranhas para nós… o vínculo emocional que existia simplesmente foi se desfazendo com o tempo, até que em determinado momento simplesmente deixou de existir….

Mas… porque isso acontece? Simples… estamos focados no futuro… e nos esquecemos do primordial… o futuro não está tão a frente de nós, como imaginamos… pois o futuro… é agora….                                                                                                           

Tania Miranda
Tania Miranda
Trabalho na Secretaria de Estado de Educação do Estado de São Paulo e minha função é "Agente de Organização Escolar", embora no momento esteja emprestada para o TRE-SP, onde exerço a função de "Auxiliar Cartorário". Adoro escrever, e no momento (maio de 2023) estou publicando meu primeiro livro pela Editora Versiprosa...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Reflexões

Brincar de “Poliana”

A batalha da vida

Quem somos nós?

Patrocínio