22.2 C
São Paulo
sábado, 9 de março de 2024

Do Cacau ao Chocolate: rota turística movimenta a região  transamazônica

Apoliane Gomes, 1ª dama de Altamira comenta sobre a nova empreitada excursionista do local

A cidade de Altamira no Pará é palco do lançamento da Rota Turística do Cacau ao Chocolate, projeto turístico muito aguardado pelos produtores de cacau da região. A iniciativa conta com a participação de autoridades locais, empresários do setor, e entusiastas da rica cultura do cacau. A ação tem o apoio da Prefeitura Municipal de Altamira por meio de sua Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR).

O trajeto turístico, planejado para proporcionar uma imersão completa na produção de cacau e na tradição do chocolate na região, promete ser uma experiência envolvente para os visitantes. A rota destaca não apenas a beleza natural exuberante do entorno, mas também a importância histórica e econômica do cacau para a comunidade de Altamira.

Ao explorar a Rota Turística do Cacau ao Chocolate, os visitantes têm a oportunidade única de acompanhar o processo de produção, desde o cultivo do cacau nas plantações até a fabricação do chocolate. Com visitas a fazendas locais, os turistas podem aprender sobre as técnicas tradicionais de colheita e processamento do cacau, além de participar de degustações que revelam a variedade de sabores dos chocolates.

A Rota Turística do Cacau ao Chocolate envolve nomes tradicionais da produção de chocolate da região, tais como: Abelha Cacau, de Altamira; Ascurra Chocolate, de Medicilândia; Sabor e Arte do Cacau, de Medicilândia; Santa Amazônia, de Anapu; Cacau Xingu, de Brasil Novo; Kakao Blumenn, de Brasil Novo; Cacauway, de Medicilândia; e Fazenda Panorama, de Uruará. Os prefeitos de cada município das empresas representadas também participaram da organização da atração turística.

Potencial econômico da região

Apoliane Gomes, primeira-dama da cidade de Altamira, celebrou o sucesso da iniciativa: “É um grande momento para Altamira e região que agora se firma como destino turístico para aqueles que buscam uma experiência enriquecedora, combinando natureza, cultura e gastronômica”, afirma Apoliane. “Este é apenas o começo de uma nova era para o turismo na região, onde os aromas e sabores locais encantam os visitantes, proporcionando uma imersão única na tradição do cacau”, conclui a primeira-dama.

Segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Sidra (Sistema de Recuperação Automática) do IBGE, a produção de cacau do Pará atingiu 145 mil toneladas na safra 2021/2022, com uma produtividade média de 977 quilos por hectare, quase o dobro da média nacional, de 520 kg/ha, e bem maior que a média mundial de 550 kg/ha. Entre 2020 e 2021, o Brasil produziu 270 toneladas de amêndoas de cacau, produção que deixa o Brasil na sétima posição mundial.

A Rota Turística do Cacau ao Chocolate também é marcada por parcerias entre o setor público e privado, evidenciando o comprometimento conjunto em fazer o projeto se tornar um destaque no cenário turístico nacional. Empresas locais de chocolate, artesãos e restaurantes foram elogiados por seu envolvimento e apoio, contribuindo para o sucesso da iniciativa. O turismo do chocolate não vai ficar apenas na região transamazônica, Belém do Pará também terá seu lançamento oficial, no dia 25 de janeiro.

Serviço:

Rota do Cacau ao Chocolate

Participantes:

Abelha Cacau – Altamira
Site: https://robsonarthur.wixstudio.io/abelhacacau
Instagram: @abelhacacau
Aceita todas as formas de pagamento.

Ascurra Chocolate – Medicilândia
Instagram: @ascurrachocolate
Aceita todas as formas de pagamento

Sabor e Arte do Cacau – Medicilândia
Instagram: @saboreartedocacau
Aceita todas as formas de pagamento

Cacauway – Medicilândia
Instagram: @cacauwayoficial
Aceita todas as formas de pagamento

Cacau Xingu – Brasil Novo
Instagram: @cacauxingu
Aceita todas as formas de pagamento

Kakao Blumenn – Brasil Novo
Instagram: @kakaoblummenoficial
Aceita todas as formas de pagamento

Santa Amazônia – Anapu
Instagram: @santaamazonia
Aceita Pix ou dinheiro

Fazenda Panorama – Uruará
Site: https://fazendapanorama.agr.br/
Aceita todas as formas de pagamento

Crédito da foto: Secom Pará

Autor:

Gabriel Assumpção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio