25.2 C
São Paulo
sábado, 24 de fevereiro de 2024

Galeria Marilia Razuk leva o artista visual Leonilson para Art Basel – Miami Beach 2023

Seis feiras, entre internacionais e nacionais, marcam o ano da galeria, que completou 30 anos.

A Galeria Marilia Razuk tem o prazer em anunciar a participação na feira de arte Art Basel Miami Beach, no setor SURVEY, com obras do artista brasileiro José Leonilson (Fortaleza, 1957 – São Paulo, 1993).

Até agora, em 2023, a Galeria Marilia Razuk participou de cinco feiras, sendo duas no exterior, dando sequência ao projeto de internacionalização dos seus artistas. Na Artissima (02-05/11), em Torino, foi apresentado o solo project LIUBA (1923-2005), no setor “Back To The Future”, curado pelo italiano Francesco Manacorda e alemã Defne Ayas; na ArtRio (13-17/09) foi apresentado uma seleção de obras que mostram a diversidade poética dos artistas representados pela galeria; na The Armory Show (07-10/09) foi apresentado o solo do artista Zé Carlos Garcia; na ArPa 2023 (31/05-04/06) foi revelado projeto solo do artista José Bechara e na SPArte (29/03-02/04) foi apresentado uma seleção de obras e linguagens dos artistas representados pela galeria.

DESCRIÇÃO
A Galeria Marília Razuk apresentará uma seleção de obras de diferentes fases da carreira de Leonilson, incluindo pinturas, uma seleção de trabalhos inéditos em papel e um grupo muito especial de bordados, mostrando diferentes aspectos de sua produção, para permitir que o amplo público que visita a feira compreenda totalmente a abrangência e importância de seu trabalho.

No início de sua carreira, nos anos 1980, Leonilson experimentava e inovava, exibindo suas telas não esticadas fixadas na parede por meio de ilhós. Nesse período, seu estilo já era bastante reconhecido, mas ainda carregava influências visuais de movimentos internacionais como a Transvanguarda Italiana, com os quais teve contato direto durante suas longas viagens à Europa nos anos anteriores. Ao longo da década seguinte, e de forma mais intensa no final de sua vida, de 1990 a 1993, sua linguagem passaria por uma profunda transformação. Em 1990, Leonilson descobriu que era HIV positivo e, após um período em que seu trabalho se tornou uma representação poética e sublime do avanço da doença e das transformações que ela trazia, ele faleceu em 1993, com apenas trinta e cinco anos.

Tornando-se menos figurativo e mais literário, quase invadido por um vazio que transformava elementos dispersos em isolados e solitários, suas obras tardias foram interpretadas pelos críticos como um reflexo de seu calvário pessoal, apesar de muitos desses traços icônicos terem surgido antes da doença. De fato, desde o início de sua carreira, o artista lutou para vincular inextricavelmente a vida pessoal e a produção artística, criando um corpo de trabalho que Lisette Lagnado, entre outros, definiu como “quase exclusivamente autobiográfico”.

SOBRE O ARTISTA
José Leonilson Bezerra Dias nasceu em 1957 em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil. Apesar de ter se mudado para São Paulo com sua família ainda na infância, seu trabalho seria marcado pelos elementos visuais de sua região de nascimento. Sua escolha pelo bordado como técnica preferida também remete à sua infância: seu pai era comerciante de tecidos, e sua mãe costumava passar horas costurando e bordando. A capacidade de integrar inúmeras referências, apropriando-se das características que se relacionam diretamente com sua poética extremamente pessoal, é uma característica distintiva de Leonilson. Isso é especialmente verdadeiro nos bordados produzidos em seus últimos anos, quase sempre em pequeno formato e desprovidos da “violência” de suas pinturas juvenis. Leonilson conseguiu criar um corpo de trabalho que, até hoje, exatamente trinta anos após sua morte, e mesmo após ter sido objeto de inúmeras exposições retrospectivas no Brasil e no exterior, continua surpreendendo e tocando quem entra em contato com ele.

SOBRE A GALERIA
A Galeria Marília Razuk está sediada em São Paulo desde 1992, com o objetivo de divulgar, promover e disseminar a produção artística contemporânea por meio da representação de artistas nacionais e internacionais de várias gerações, participando de feiras internacionais e realizando exposições organizadas por curadores convidados. Ao estar aberta à variedade de esferas de criação artística que movem sua diretora, a Galeria Marília Razuk representa tanto nomes estabelecidos, essenciais para a compreensão correta da arte brasileira do século XX, quanto artistas emergentes nacionais e internacionais.

SERVIÇO:
Galeria Marilia Razuk na feira Art Basel Miami Beach
setor SURVEY – stand (S14)
solo do artista brasileiro José Leonilson (Fortaleza, 1957 – São Paulo, 1993)
feira: 06 a 10 de dezembro de 2023
local: Miami Beach Convention Center
(1901 Convention Center Drive Miami Beach, FL 33139)

https://www.galeriamariliarazuk.com.brwww.instagram.com/galeriamariliarazuk/

Autor:

Erico Marmiroli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio