27.6 C
São Paulo
sábado, 27 de abril de 2024

Emilio Ribas possui parque tecnológico de ponta para diagnósticos por imagem

O Emilio Ribas, reconhecido por sua excelência em serviços de saúde, também possui uma grande estrutura de parque tecnológico dedicado ao diagnóstico por imagem do Norte e Nordeste, o que o proporciona aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes.

A tecnologia de ponta inclui máquinas de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia digital 3D com Tomossíntese, radiologia digital, Ultrassonografia, Densitometria, Teste ergométrico e Eletrocardiograma. Esses equipamentos de última geração não apenas possibilitam diagnósticos mais precisos, mas também aceleram o processo, permitindo um atendimento mais rápido e eficaz.

A implementação dessas tecnologias avançadas traduz-se em benefícios para os pacientes do Emilio. Os diagnósticos mais rápidos e precisos proporcionam uma base sólida para o início imediato de tratamentos, otimizando a jornada de recuperação. Os profissionais de saúde também contam com ferramentas mais avançadas para análise e interpretação de imagens, elevando os padrões de excelência clínica.

“Além de uma melhoria clara na visualização de doenças, os aparelhos nos permitem uma rapidez e uma clareza e, inclusive, estreitar o diagnóstico de alguns pacientes. Nós possuímos a ressonância mais moderna do mundo e a mamografia também mais moderna do mundo. Se você for na Holanda, na Europa, nos Estados Unidos e quiser fazer o exame com um aparelho mais moderno, vai ser exatamente o mesmo aparelho do Emílio”, destaca a neurorradiologista Esther Falcão.

Principais exames:

Tomografia:

A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo e indolor, que usa radiação como princípio físico, sendo capaz de avaliar de forma tridimensional a parte do corpo que será estudada. É capaz de produzir imagens de altíssima qualidade e oferecer um detalhamento anatômico semelhante ao observado in vivo. É capaz de estudar diversas partes do corpo, sendo bem indicado para avaliação de lesões ósseas, pulmonares, abdominais, encefálicas, vasculares, cervicais, dentre outras.

Ressonância Magnética:

É um exame de imagem que tem como princípio físico o campo magnético, utilizando a água presente no nosso corpo, precisamente o átomo de H+. Além da alta capacidade em diagnosticar, estadiar e acompanhar o tratamento das mais diversas patologias, gera imagens com alta precisão e nitidez, sendo fundamental para estreitar diagnósticos diferenciais.

Radiografia:

É um exame de imagem simples, rápido e indolor, que tem como princípio físico a radiação eletromagnética. O equipamento de radiografia emite raio-X (radiação) que passa pelas diferentes densidades dos tecidos, originando diferentes tons de cinza que são interpretados pelo médico radiologista. Por meio dessas imagens, é possível observar estruturas anatômicas, como ossos, metais e distribuição dos gases.

Mamografia:

É um exame de imagem que tem como princípio físico a radiação, por esse motivo deve ser evitado em mulheres grávidas. O equipamento de mamografia comprime as mamas em duas incidências, emitindo raio-X (radiação) que passa pelas diferentes densidades dos tecidos, originando diferentes tons de cinza que são interpretados pelo médico radiologista. Por meio dessas imagens, é possível observar estruturas lesões focais incipientes que podem ser precursoras de câncer de mama.

Eletrocardiograma:

É um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. O ECG é feito com um aparelho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. Através do exame de ECG é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto. A partir disso, é possível diagnosticar a existência de alguns problemas relacionados a problemas cardíacos.

Ultrassonografia:

É um exame que tem como princípio físico as ondas sonoras, sendo completamente inócuo ao indivíduo. Dessa forma, pode ser realizado sempre que o médico achar necessário, sem espaçamento entre exames. No aparelho de ultrassonografia existe o transdutor, responsável pela emissão e captação das ondas sonoras. É um excelente método para check-ups.

Densitometria:

É um exame que pode ser realizado para definir composição corporal, como também na quantificação de massa óssea das regiões da coluna lombar e fêmur, podendo auxiliar em estratégias de emagrecimento e diagnóstico de osteopenia/osteoporose, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio