13 C
São Paulo
terça-feira, 23 de julho de 2024

Ana Lua e a Funkalização faz funk soul psicodélico em single

“Alma Funk” faz ponte entre o Brasil setentista e o mundo atual

Reverenciando e ressignificando o icônico “Mandamento Black” de Gerson King Combo, Ana Lua e a Funkalização apresenta ao cenário musical um olhar cósmico e futurista, propondo uma experiência dançante e poética no single “Alma Funk”. O single – que também funciona como um manifesto do projeto – cria uma ponte rítmica entre o Brasil de hoje e dos anos setenta nesta que é uma nova amostra do álbum “Soul do Sol”, previsto para janeiro.

Ouça “Alma Funk”: https://lnk.fuga.com/analuaeafunkalizao_almafunk 

“Essa música é uma explosão de vida e inspiração pros dias difíceis e celebração aos dias de vitórias”, explica a cantora, compositora e produtora multimídia Ana Lua. O projeto foi criado pela artista para ser um espaço de experimentação sonora com referências grooveadas e conta com uma big band com um clima de baile.

E o funk de onde eles bebem não é necessariamente o criado dentro da música negra americana e impulsionado pelo furacão James Brown, mas a versão tropical, mesclado na MPB. Seja por pioneiros como o já citado Gerson King Combo e gigantes como Toni TornadoMarcos ValleLady Zu e Banda Black Rio e gerações seguintes com BNegão e Seletores de FrequênciaFunk como le gusta e Black Mantra, todos se unem no caldeirão da banda. 

“Sinto que minha missão é espalhar a palavra do funk soul brasileiro”, levanta a bandeira. “A big band se formou em 2017, organicamente, sem ser algo planejado. Eu tinha 21 anos na época e fui conhecendo músicos, apresentando o projeto e minhas composições, e eles compraram essa missão, na raça. A real é que a galera sente falta de tocar e de ouvir esse som”.

A banda tem como proposta o resgate da mensagem de amor, união e liberdade do Funk 70, através da música. A faixa foi gravada ao vivo com o grupo em formato big band e mesclada com beat do produtor Vibox. A sonoridade une os timbres orgânicos dos instrumentos, samples eletrônicos e sintetizadores como base para um vocal que experimenta, além do canto, a textura do funk falado de Gerson. 

Faixa de onde vem o título do futuro álbum “Soul do Sol”, “Alma Funk” foi produzido pela própria Ana Lua com direção musical de Thomás Gleiser. Junto do single anterior “Jogo de Fun(Key)”,  a música está disponível em todas as plataformas de música.

Ficha Técnica:

Voz, composição e produção musical: Ana Lua

Baixo e direção musical: Thomás Gleiser

Teclados e Synths: Thiago Pinheiro

Guitarra: Éder Martins  e Cisco Vasques

Bateria: Leonardo Rosa

Percussão: Julio Dreads e Vini Blanco

Sax e arranjos dos metais: Adriano Caneta

Trompete: Reynaldo Izzep

Tuba: Henrique Mendonça

Trombone: Fabio Oliva

Mix: Thiago Pinheiro e Matheus Sol

Master: Matheus Sol

Gravado no Estúdio Trampolim

Capa e artes visuais::

Fotografia: Uly Nogueira

Ass. Fotografia: Raphael Enes

Beleza: Alice Martins

Direção de arte: Alice Martins

Figurino: Acervo Jorge Feitosa

Design Gráfico: Lua Motta

Siga Ana Lua:

www.instagram.com/analuafunk 

www.tiktok.com/luamandarina 

www.facebook.com/analuafunk 

Autor:

Daniel Pandeló Corrêa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio