25.8 C
São Paulo
sábado, 24 de fevereiro de 2024

Procon Carioca firma acordo de cooperação técnica e operacional com ANP 

 Ações de fiscalização conjuntas ou isoladas, prevenir e reprimir irregularidades e trocar informações entre os órgãos são algumas das atividades previstas 

O Procon Carioca, órgão vinculado à secretaria especial de Cidadania, da Prefeitura do Rio firmou um acordo de cooperação técnica e operacional com a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). 

Com o acordo, estão previstas: atividades de fiscalização conjuntas ou isoladas pelos agentes do Procon, em nome da ANP, no sentido da educação e orientação dos agentes do setor, bem como da prevenção e repressão de condutas violadoras da legislação; implantação de sistema de intercâmbio de informações para tornar mais eficientes e eficazes a regulação e fiscalização destas empresas; entre outras atividades. 

O acordo prevê ainda o fornecimento, pela ANP, de treinamento e informações para o desenvolvimento da atividade de fiscalização, bem como material para a coleta de amostras de combustíveis e modelo do documento de fiscalização a ser preenchido nas ações. Os processos administrativos serão julgados preservando a competência de cada órgão. 

No combate às irregularidades no mercado de combustíveis, a ANP atua de forma individual ou em cooperação com outros órgãos do poder público, por meio de celebração de acordos de cooperação técnica e operacional, ações conjuntas e de forças-tarefa. 

A Agência mantém acordos com Institutos de Pesos e Medidas, Procons, Secretarias de Fazenda e o Ministério Público em diversas unidades da Federação. 

O diretor-executivo do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Igor Costa, ressalta a relevância do acordo para o município do Rio. – Importante para o Rio o Procon Carioca firmar mais uma parceria com Agência Reguladora (ANS e ANP) e o Governo Federal para que, com mais esse suporte técnico e operações colaborativas, possamos ampliar ainda mais as ações na defesa dos direitos do consumidor.

Canais de atendimento do Procon Carioca

Portal: proconcarioca. prefeitura.rio

Instagram @proconcariocaoficial

Facebook /Twitter: @proconcarioca

E-mail: atendimento.proconcarioca@rio.rj.gov.br

Agência 1746: Centro Administrativo São Sebastião – Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Autora:

Claudia Mastrange

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio