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quarta-feira, 1 de maio de 2024

Pré-vestibulandos do Colégio Franciscano Pio XII discutem processos, repensam soluções e trabalham com dinâmicas para desenvolver a autoconfiança e auxiliar no relaxamento

Por meio de metodologias ativas, professores utilizam estratégias e ferramentas que preparam os alunos para enfrentar os exames de acesso ao Ensino Superior e para tranquilizar a ansiedade, ajudando os jovens a extravasarem a tensão pré-vestibular

No Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, o preparo do estudante para o vestibular e Enem começa quando ele entra no Ensino Médio. Esse processo acontece por meio de metodologias ativas para a construção do protagonismo em seu próprio aprendizado.

“No Pio XII, o aluno não fica pronto em seis meses, nem com fórmulas. Caminhamos na formação do sujeito, tanto no emocional, como em diversas competências, com estratégias para inserir o estudante como protagonista de sua própria jornada de estudos”, diz Katia Isidoro de Oliveira, professora de produção textual do Pio XII e doutora em Letras pela UNESP.

As áreas de Linguagens e Matemática caminham juntas no Pio XII, para que esse aluno esteja apto para as provas. Willian Bala, professor de matemática do Ensino Médio, é o responsável pelo projeto Ilumina, aula híbrida que acontece no contraturno às aulas convencionais. Uma vez por semana, a aula propõe aos alunos da 3ª série do Ensino Médio um preparo que passa pelo desenvolvimento cognitivo e emocional para o vestibular e ENEM, porém, em formato de jogo. Essa aula mescla ferramentas com metodologias ativas, com alunos como protagonistas o tempo inteiro, divididos em grupos, para a resolução de problemas complexos na disciplina de Matemática e trabalham com dinâmicas e estratégias. A atividade visa ao relaxamento, à concentração, ao equilíbrio, ao rendimento mental e à aprendizagem, com jogos para treinar da administração do tempo e a identificação dos níveis de questões.

“Hoje usamos a Taxonomia de Bloom, que organiza todo o processo a partir de níveis hierárquicos, buscamos fazer com que o aluno perceba sua construção durante o ano”, explica o professor, ressaltando que também fez uso da PNL – Programação Neurolinguística –, para aperfeiçoar a linguagem com a nova geração. “Nós, professor de matemática e professora de redação, temos essa preocupação no sentido de cativá-los, porque o Ilumina não é obrigatório, mas um convite. Mais de 90% dos estudantes comparecem. Chegam a mudar compromissos para vir e é um reconhecimento ao trabalho, por seu diferencial”, comenta.

Redação – Em produção textual, por exemplo, o aluno do Pio XII aprende desde muito cedo a escrever e a argumentar. Desde a 1ª série do Ensino Médio, ele não decora fórmulas e não memoriza textos prontos. “Trabalhamos com a formação do sujeito crítico, responsável pelo próprio texto e que aprende a fazer a própria argumentação”, frisa a professora Katia Isidoro de Oliveira. No projeto “Enem Digital”, eles produzem perfis no Instagram com dicas para a redação do exame com o objetivo de usar o material como base para o próprio estudo. “O estudante é um consumidor das mídias digitais, mas ele não sabe o trabalho que dá para produzir o conteúdo. Assim, o jovem conhece conceitos relevantes de comunicação e de novas mídias, tem contato com várias esferas de produção de conteúdo e aplica os saberes que aprendeu nas aulas em sua própria vida e no vestibular”, avalia a professora.

Ainda, dentro do Novo Ensino Médio, o Itinerário Formativo “Debate Crítico”, que compõe a 1ª e a 2ª série, prepara o aluno para observar a sociedade de forma crítica. “Já com o olhar no vestibular, trazemos para a sala os temas dos maiores vestibulares, como Fuvest, Unicamp, Unesp, FGV, Insper, e até do Enem, para que ele não seja apenas um reprodutor de falas ou de uma fake news, por exemplo”, explica Kátia. A partir desses temas que apresentam dilemas, eles se dividem em grupos para o debate, com um grupo a favor e outro contrário à resposta ao dilema, além de juízes que vão avaliar o desempenho dos colegas e os investigadores. “Para cada argumentação, os investigadores estão com computadores em sala de aula verificando a fonte daquilo que é apresentado. Focamos na autonomia, no protagonismo e em todos os processos argumentativos que são desenvolvidos para que ele saiba analisar, escrever, buscar a verdade, e ele estuda o tema para formar o próprio pensamento e aplicar no debate e na redação que ele fará no vestibular”. 

Outra estratégia é o resgate da habilidade de ler, por meio do Itinerário Formativo “CSI da Leitura”, em que são analisados clássicos da literatura, contos, crônicas e romances. Os alunos se dividem em equipes de acusação e defesa no estudo do caso, que é o texto, e eles julgam o personagem, seguindo as leis do código civil e penal. “Isso faz com que a gente resgate o prazer pela leitura universal, não somente aquela voltada para o vestibular, assim como se trabalha para melhorar sua argumentação. Já acontece bastante com Dom Casmurro, clássico de Machado de Assis, mas eles trabalham com outros textos também e passeamos por todo universo da leitura para que possamos conquistar o aluno”, aponta a professora.

Acolhimento e atendimento – O Colégio Franciscano Pio XII também fará um atendimento especial individualizado do estudante com a professora de produção textual, Kátia, no contraturno, período da tarde, para as dúvidas que são pertinentes nessa reta final.

Nas semanas que antecedem o Enem, as turmas da 3ª série do Ensino Médio também participam de dinâmicas de relaxamento e respiração e a música é utilizada como um meio de descontração no intervalo, em que tocam instrumentos, cantam e formam bandas com a equipe de professores. “Enquanto a parte acadêmica é extensamente trabalhada com apoio pedagógico, entendemos que a inteligência emocional também tem muita importância. Nesse momento de mudança da vida escolar para uma vida mais autônoma, o emocional tem grande peso junto aos alunos”, conclui Viviane Paiva Direito, coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Franciscano Pio XII.

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

Fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana, o Colégio Franciscano Pio XII trabalha há 69 anos desenvolvendo de líderes como agentes de transformação positiva para o mundo, unindo conhecimento acadêmico e formação humana. Instalado em uma área de 179 mil metros quadrados com trechos de Mata Atlântica preservados, o Colégio oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio com opção para o integral e semi-integral, programa bilíngue, cursos em parceria com a University of Missouri, como Middle e High School, exames Cambridge English integrados ao currículo, treinamentos esportivos, além de projetos inovadores na área de Educação, como educação socioemocional e educação financeira.

Autora:

Marcela Martinez

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