20.9 C
São Paulo
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

No Agro-LED 2023, Nortel apresenta solução de suplementação luminosa que promete revolucionar a agricultura

Em parceria com a ESALQ/USP e a Philips (Signify), a empresa do Grupo Sonepar desenvolve projeto de suplementação luminosa para campo aberto, acelerando o crescimento das culturas durante a noite, de maneira produtiva e sustentável.

São Paulo, outubro de 2023 – Referência nacional na distribuição de suprimentos para Manutenção, Reparo e Operação (MRO), a Nortel – empresa que faz parte do Grupo Sonepar – marcou presença no “Agro-LED: I Workshop sobre Iluminação Artificial no Brasil”. Realizado nos dias 26 e 27 de outubro, no campus da ESALQ/USP em Piracicaba (SP), o evento tem o objetivo de apresentar soluções e técnicas de iluminação artificial que podem aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos cultivados em áreas fechadas e também em campo aberto.

No Agro-LED, a Nortel apresentou a sua nova solução de suplementação luminosa para uso no campo, trazendo dados coletados ao longo dos últimos anos em aplicações experimentais na soja e no milho. Além dos ganhos indiscutíveis em produtividade, é possível contribuir para a redução do consumo de água e insumos químicos. “Nós acreditamos muito que estamos construindo o segundo andar da produção agrícola no Brasil.”, explica Marcos Rocha, CEO da Nortel.

O projeto nasceu de uma parceria entre Nortel, ESALQ/USP e Philips (Signify), que desenvolveram uma luminária específica para a aplicação na agricultura em cultivos em campo aberto. “Em vários testes, já foi confirmado o aumento da produtividade das plantas por meio da suplementação luminosa, com alta efetividade de incremento e maior produtividade de grãos sem perda de nutrientes e características naturais”, acrescenta.

O executivo explica que a solução é eficiente por ser capaz de identificar quais comprimentos de onda devem ser aplicados em cada tipo de plantação, com o uso de luminárias especificas, para que elas prolonguem o período de fotossíntese durante a noite e produzam mais. “Essa conjunção de fatores trouxe, em experimentos controlados, ganhos de mais 30% na produtividade”.

A solução de suplementação luminosa já está sendo aplicada na Fazenda Conforto, empresa goiana de criação de gado, inovadora e pautada pelo uso de tecnologias e análise de dados. A propriedade conta com mais de 12.000 hectares, sendo 1.800 deles de área irrigada, onde são produzidos soja, milho e capim para pastejo de forma rotacionada (seguindo a estratégia de ILP). Segundo Sérgio Pellizzer, CEO da Fazenda Conforto, “a implementação da suplementação luminosa na área só trará ganhos, será positiva para a soja e principalmente para o milho, em função das características da região”.
 

A Nortel e a Fazenda Conforto são empresas líderes em seus segmentos de negócio e pela primeira vez trabalham juntas em prol do desenvolvimento do agronegócio brasileiro. “O futuro do agronegócio se baseia na biodiversidade e no investimento em novas tecnologias que podem ajudar a terra e o solo. Essa solução que a Nortel está trazendo com certeza vai ao encontro disso”, comenta Pellizzer.

Sobre a Nortel

Fundada em 1966, a Nortel firmou-se, ao longo dos anos, como uma das maiores distribuidoras de suprimentos na categoria em MRO (Manutenção, Reparo e Operação) do Brasil. Pioneira no segmento, seu principal objetivo é simplificar a vida do seu cliente, buscando sempre a excelência e atenção às necessidades de seus compradores. Com capacidade de atendimento em todo o território nacional, a empresa garante eficiência e pontualidade na entrega das melhores soluções, atendendo empresas de portes e segmentos de mercado variados.

Autora:

Edilaine Tenório

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio