22.2 C
São Paulo
terça-feira, 16 de abril de 2024

Sistema Enlist® auxilia o produtor rural na sucessão das culturas de trigo e soja

Plantio de variedades de soja Enlist® possibilita um maior ganho operacional no manejo das plantas daninhas no cenário pós trigo

São Paulo, setembro de 2023 – Os produtores de trigo plantaram a maior safra das últimas três décadas. A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que mais de 3,4 milhões de hectares sejam plantados com a cultura, uma alta de mais de 11% em relação à safra anterior. A produtividade, neste ano, deve ficar em torno de 3.000 kg/ha (quilos por hectare) – como efeito comparativo, no começo da década de 1990, o valor era apenas 1/3 do atual – cerca de 1.000 kg/ha. Já a produção total do grão está estimada em mais de 10 milhões de toneladas, ainda segundo o órgão.

A colheita do cereal, no entanto, é um momento de grande desafio para o agricultor, pois coincide, em várias partes da região Sul do Brasil, com o momento do plantio da soja. Nesse cenário, muitos produtores aplicam o 2,4-D na dessecação pré-plantio da soja e precisam aguardar um período de carência de 10 a 15 dias para seguir com o plantio da oleaginosa, a depender da dosagem aplicada, do tipo de solo, dentre outros fatores agronômicos. Outros agricultores optam por colher o trigo e semear a soja na sequência, tendo um ganho operacional de até 15 dias, mas relatam muitas dificuldades no manejo de plantas daninhas dentro da soja, como buva, caruru, picão-preto, trapoeraba, corda-de-viola e cravorana. As perdas são, em média, de 15% na produção de grãos, mas podem chegar a 90%, segundo a Embrapa.

Thiago Henrique Oro, Gerente de Marketing de Campo Enlist® para a Região Sul, explica que, para auxiliar o produtor a otimizar seu planejamento, com ganho de tempo operacional entre a colheita do cereal e o plantio da oleaginosa, possuindo as melhores ferramentas para o manejo de plantas daninhas, a Corteva Agriscience oferece o Sistema Enlist®. As sementes de soja Enlist® são as únicas do mercado com tolerância a três herbicidas: Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio. “Desta maneira, o produtor de trigo possui a flexibilidade de colher o cereal e aplicar o Enlist® Colex-D® na dessecação aplique/plante ou plante/aplique da soja Enlist®, sem ter que aguardar o período de carência. Além disso, no caso de escape de plantas daninhas ou emergência de novos fluxos dentro soja, ainda é possível contar com a tecnologia como aliada no manejo em pós-emergência da cultura”, conta Thiago.

O herbicida Enlist® Colex-D® ainda oferece redução de até 90% no potencial de deriva, quando aplicado com uma ponta com indução de ar, ultrabaixa volatilidade e redução de odor. “Simplificar o dia a dia do agricultor é um dos principais objetivos do Sistema Enlist®. Além de ser uma importante ferramenta para a cultura da soja, a tecnologia oferece flexibilidade na sucessão com o trigo, contribuindo com o operacional do agricultor, o que é muito positivo neste momento de crescimento da produção do cereal no país”, complementa Thiago Oro.

Variedades de soja com a tecnologia Enlist® estão disponíveis nas marcas próprias da Corteva – Brevant® Sementes, Pioneer® e Cordius, e também em marcas dos parceiros licenciados. Para incentivar o uso responsável e garantir a longevidade da tecnologia, Enlist® segue os conceitos das Boas Práticas Agrícolas através do Programa Enlist® Certo.

Sobre a Corteva 

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e produtos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. Mais informações disponíveis em www.corteva.com

Siga a Corteva no Facebook, Instagram, LinkedIn, TwitterYouTube.

Autor:

William Gimenes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio