22.2 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Shitpost é arte

Shitpost é um estilo de memes muito popular na internet, caracterizado pelo nonsense, o humor negro e a espontaneidade. Diversas pessoas criticam a prática, pois afirmam que as piadas são “incompreensíveis, de baixa categoria e refinamento”. Entretanto, sua contribuição duvidosa vai para além do humor, shitpost é, indubitavelmente, um movimento artístico.

Assim, o shitpost compartilha características com outro movimento que desafiou os dogmas da produção artística: o dadaísmo. Uma das mais importantes artes do dadaísmo foi o mictório de Duchamp. Essa obra vem da audácia do autor de colocar um mictório jorrando água em uma competição de fontes. O autor definiu o mictório como uma arte ready-made, ou seja, uma arte que já estava pronta antes que de sua exposição. O shitpost é quase ready-made, entretanto, há a necessidade de se adicionar outro elemento inesperado, como uma legenda em árabe, um nome ou um elemento da cultura pop, que pode ser de um personagem a um toque de telefone. Assim, o shitpost é um sucessor do espírito do dadaísmo, dando continuidade e superando esse movimento. Supera pois, convenhamos: é muito melhor rir de um mictório chamado Humberto do que apreciar e refletir profundamente sobre um mictório que sequer tem nome.
Com o passar do tempo, o shitpost se ramificou em diferentes gêneros, tendo alguns deles adquirido sentido. Seus assuntos são infindáveis, uma vez que a base do estilo é justamente a abstração. Entretanto, usam-se frequentemente elementos da cultura pop, como personagens de séries, filmes e videogames, tornando o shitpost popular e facilmente assimilável. Um dos mais eminentes exemplos é o filme Psicopata Americano, que virou ícone do shitpost por seu comportamento dúbio e frases desconexas, como “eu simplesmente não existo” refletindo o estado mental de um shitposter médio e questionando o princípio “Penso, logo existo”.
Portanto, é visível que o shitpost, além de complexo, possui refinamento e é cheio de nuances. A interpretação de um shitpost requer um QI abaixo de 34 e uma deficiência nas sinapses. Isso pois a humanidade precisa superar as amarras do status quo para que a mente consiga compreender o real sentido da vida: Manoel Gomes cantando Linkin Park.

Leonardo Resende Costa
Leonardo Resende Costa
Estudante, desocupado, cronista e Redator da Halo Project Brasil. Sobretudo, um amador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio