19.5 C
São Paulo
terça-feira, 23 de julho de 2024

Caetano Veloso recebe título de doutor honoris causa na Universidade de Salamanca, na Espanha. Andreya Navarro, reitora da Universidade Candido Mendes, copresidiu essa cerimônia

Andreya Mendes de Almeida Navarro, reitora da Universidade Candido Mendes (UCAM), copresidiu cerimônia do título de doutor honoris causa a Caetano Veloso, na Universidade de Salamanca (Espanha). A reitora da UCAM foi a única representante de reitores brasileiros, presente a esse evento, a convite do reitor da Universidade de Salamanca (Espanha), Ricardo Rivero Ortega. Caetano, que é mundialmente conhecido por ser músico, poeta, cantor, compositor, arranjador e produtor, teve noite de gala, sendo muito aplaudido ao receber a maior honraria da Universidade de Salamanca, mas também por cantar ao som de seu violão e, ainda, de mencionar Fernando Trueba e Pedro Almodóvar, em auditório com a presença de numerosas autoridades locais, de representantes consulares do Brasil, Uruguai e Peru.

Caetano Veloso posou para uma foto com a reitora da Universidade Candido Mendes, Andreya Mendes de Almeida Navarro. Ele ainda fez agradecimentos a todos que o indicaram para o título de Doutor Honoris Causa

+

Ele recebeu um livro e o anel alusivo por sua titulação de Doutor das mãos do reitor da Universidade de Salamanca, Ricardo Rivero Ortega. O irmão de Maria Bethânia fez questão de agradecer a todos pela indicação, em especial a Pedro Serra, catedrático de Filologia Gallega Portuguesa. A candidatura de Caetano Veloso foi apresentada pela Faculdade de Filologia e, também, através do Departamento de Filologia Moderna, com apoio do Centro de Estudos Brasileiros, e defendida perante o Senado da Universidade.

Em seu discurso, Caetano recordou sobre a nova literatura ibero-americana, que explodiu no último terço do século XX

Caetano revelou que a nova literatura ibero-americana o influenciou em sua obra musical, sobretudo a de Jorge Luis Borges e Guillermo Cabrera Infante, bem como a sua relação com a comunidade latina de Barcelona, que incluiu Gabriel García Márquez. O homenageado não esqueceu de incluir em seu rol de influenciadores os muitos argentinos e chilenos.

Outras palavras…outras palavras

O discurso de Caetano foi amplamente pensado e escrito, ainda de noite, à véspera de sua homenagem na Universidade de Salamanca. Os olhos e ouvidos da plateia estavam atentos ao astro internacional, que inicia uma série de shows pela Europa. Na sua decisão de ver a Espanha como uma unidade que deve ser assumida, Caetano convida todos ibéricos a lerem também em outras línguas. “Unamuno, o mais castelhano dos bascos, encoraja-me a sentir a beleza da língua espanhola, dotada de uma espécie de superioridade”, enfatizou Caetano.  

Caetano Veloso, lenda viva da MPB, fonte de muita inspiração e vencedor de 14 Grammys Latinos“Eu vi muitos cabelos brancos/Na fronte do artista/O tempo não para e, no entanto, ele nunca envelhece/Aquele que conhece o jogo/Do fogo das coisas que são/É o Sol, é o tempo, é a estrada, é o pé e é o chão”.

Autor:

Alberto Corona

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio