20.3 C
São Paulo
terça-feira, 23 de abril de 2024

A empresa é especializada na fabricação de contentores flexíveis para indústria, mas também fornece para o setor do agronegócio. Como ainda é uma inovação no mercado, apenas 12% do setor agropecuário utiliza o produto no Brasil. 

O mercado (demanda) em torno do agro vem crescendo em 8% ao ano. Ou seja, as projeções de demanda para a sacaria com os “big bags” são de 42.617 toneladas. A alfabag foca mais na produção de sacos para a indústria e para o agronegócio específicos para armazenamento de alimentos, já que são poucas fábricas no país que fazem este produto. Por ser ainda uma alternativa cara e artesanal, a demanda da fábrica só para este setor é de mais de 3.000 sacos por semana, que são capazes de suportar até duas toneladas de alimento. Durante uma safra o seguimento chega a usar 40 milhões de bags. Além disso, eles têm uma área reservada só para a fabricação dos produtos do agro. Os sacos são feitos de forma artesanal, costurados à mão, além de produzirem cochos de tecidos (lugares onde os bovinos se alimentam).

Segundo o IBGE para até o final de 2023 o agro de usar o produto para ensacar 296 .2 milhões de toneladas. E vem como uma grande inovação para o setor. 

O setor começou a crescer durante a pandemia, por ser um produto reciclável, sustentável, ecologicamente correto e ainda por reduzir o desperdício da safra, começou a ser muito utilizado. 

CEO da Alfabag – Astrogildo Teixeira

Muito pouco se fala sobre o problema latente que o agronegócio sofre sobre armazenamento. Além de serem caros, muitos modelos não conseguem evitar que se perca uma parte considerável da safra. O “big bag” entra com uma solução no setor. A expectativa é que deste ano em diante muitos produtores comecem utilizar os contentores flexíveis como uma solução mais segura para armazenagem. Desta forma a própria demanda e concorrência podem reduzir o custo do produto. 

A fábrica vem crescendo e investindo de forma expressiva e já está em vias de abrir uma filial nos Eua. A produção mensal é maior de 150.000 “big bags” mensais. Arrecadando um valor expressivo, já que o produto pode chegar no valor de mais de trinta reais a unidade. Depende do tamanho e propriedades particulares exigidas pelo cliente. 

É um setor que movimenta expressivos milhões anuais e que vem um crescimento de mais de 12% ao ano. Vale lembrar que a empresa e os produtos seguem todas as normas ESG, valoriza a indústria local, assim como torna o país competitivo para atender mercados como a América do sul, norte e Europa. 

Autoria:

Vivian Costa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio