21 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Modelo de assinatura é a melhor alternativa para população ter acesso à energia solar

*Kim Lima, Diretor de Comercial e Marketing da Evolua Energia

Os modelos de negócios que envolvem uma assinatura mensal se tornaram populares durante os últimos anos. Afinal, eles oferecem praticidade ao consumidor e permitem personalização — a depender do produto ou serviço comercializado.

As plataformas de streaming, como Netflix, Spotify, entre outras, são as mais conhecidas quando pensamos nesse formato e se tornaram referência para o setor de mídia ao implementar esse modelo de consumo. Tal dinâmica, de tão bem sucedida, logo se espalhou também como alternativa para outros serviços e, mais recentemente, para o mercado de energia.

Cogitar a possibilidade de oferecer e consumir energia por assinatura era algo impensável anos atrás. Porém, por meio da geração distribuída, esse consumo se tornou não só possível, como também vantajoso e rentável para o consumidor e para o planeta.

Tudo começa com a fonte de energia, com os parques solares que contêm milhares de placas fotovoltaicas e geram eletricidade por meio da radiação solar. A energia gerada nesses locais é inserida nas companhias de distribuição e compartilhada entre os consumidores. Como a energia fotovoltaica é mais barata e sustentável, quem faz o seu cadastro para consumi-la gera créditos na conta de luz. As companhias elétricas verificam quem tem o cadastro e converte esse crédito em desconto.

Nessa equação quem sai ganhando é o consumidor, já que pelo modelo de assinatura, ele evita o estresse com qualquer tipo de obra. Isso porque ele não precisa realizar a instalação de placas solares na sua residência. Ou seja, o usuário utiliza a energia solar da mesma maneira que assiste a sua série ou filme favorito: tudo 100% online. E o melhor: não é preciso pagar uma mensalidade para fazer a adesão, diferentemente dos serviços de streaming.

Inclusive, a energia por assinatura traz economia ao consumidor e permite que ele invista o valor que pagaria na conta de luz em outras despesas. Por exemplo, uma pessoa que tem uma tarifa mensal média de R$ 350,00, pode economizar por mês mais do que o suficiente para pagar o plano padrão da Netflix, hoje custando R$ 39,90. 

Mas por que a energia por assinatura é mais barata?

A fonte de energia alternativa utilizada para este modelo possui custos mais baixos que as fontes convencionais. Seguindo o exemplo da energia solar, as placas fotovoltaicas possuem alta durabilidade, precisam de pouco espaço (comparadas às usinas hidrelétricas) e têm como recurso disponível a radiação solar.

Quando a unidade consumidora é conectada com as empresas geradoras de energia fotovoltaica, a distribuidora concede desconto na fatura por ter consumido uma energia mais barata. Além disso, há uma grande diferença dos valores investidos para a instalação dos painéis nas residências para a adesão deste modelo, que não é necessário nenhum investimento, obras ou qualquer alteração técnica no consumo da energia.

Vantagens que vão além do bolso

Soma-se a isso o fato de ser uma alternativa que gera menor impacto ambiental. De acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), a energia solar tem potencial para reduzir 21% das emissões de CO2 até 2050. Com essa diversificação da matriz energética, é possível diminuir a dependência por combustíveis fósseis e, assim, contribuir para a sustentabilidade do planeta. 

Outro benefício é o fato de ser uma solução altamente escalável e adaptável, podendo ser facilmente integrada em diferentes contextos urbanos e rurais. A implementação de usinas fotovoltaicas em áreas desabitadas ou em locais degradados pode recuperar terras improdutivas e fornecer energia limpa para regiões remotas.

Atualmente, o Brasil frequenta uma posição de destaque no cenário global de energia solar, consolidando-se como o 8º maior gerador de energia solar do mundo. Esse avanço representa uma conquista significativa para o país, que está investindo cada vez mais em tecnologias sustentáveis e reduzindo sua dependência de fontes de energia não renováveis.

A verdade é que chegamos num momento em que usufruir da energia solar também é simples como ouvir música ou assistir a um filme online. A oportunidade está na palma da mão e o melhor de tudo, com o usuário contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente e sem pagar nenhuma mensalidade.

*Kim Lima é Diretor de Comercial e Marketing da Evolua Energia, uma das principais empresas líderes em transformação energética no Brasil, especializada em gestão distribuída compartilhada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio