20.8 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Vinho malbec x vinho merlot: listamos diferenças e semelhanças para te ajudar a escolher

Entenda como algumas dos vinhos mais consumidos do mundo se assemelham e se diferenciam entre si

Muitas pessoas confundem os vinhos malbec e merlot por conta de suas semelhanças, embora existam aspectos expressivos que diferenciam um do outro.

Por conta disso, é importante saber distinguir os dois vinhos na hora da compra, sempre pensando na melhor experiência de degustação de acordo com o paladar de cada um.

Quais são as semelhanças entre os vinhos malbec e merlot?

Os dois vinhos são tintos e muito populares. No Brasil, o malbec é o mais famoso, representando 45% do consumo nacional da bebida, enquanto o merlot fica em segundo lugar, junto com o cabernet sauvignon, com 44%.

Os dois são originários da França, versáteis, secos e, apesar de não serem considerados doces, são frutados.

A taxa mediana de acidez e taninos (substâncias orgânicas com ligações de hidrogênio e oxigênio; nos vinhos, são elementos estruturais que trazem corpo e complexidade à bebida) também criam uma conexão entre o vinho malbec e o merlot.

Quais são as principais diferenças entre os vinhos?

Enquanto o vinho Malbec se apresenta com coloração roxa profunda, corpo alto e possui ameixa, amora, baunilha, cacau e cravo entre suas notas aromáticas e de sabor, o vinho Merlot possui cor vermelha suave, corpo médio e tem cereja, ameixa, chocolate, ervas secas e mirtilo como notas aromáticas e de sabor

Outros fatores podem afastar os vinhos ainda mais um do outro em relação a suas características, já que têm potencial para alterar os sabores e aromas: o clima em que as uvas foram cultivadas, qualidade da safra, tempo e processo de envelhecimento, engarrafamento, etc.

Vinho malbec

A uva malbec tem polpa macia e coloração intensa, bastante escura. Como dificilmente são amargas, produzem vinhos consideravelmente tânicos.

A casta vem da cidade francesa de Cahors, no sugoeste do país, próxima da região vinícola em Bordeaux. No século XIX, as plantações de malbec e de outras uvas foram fortemente afetadas por uma crise generalizada de filoxera, uma praga que assolou vinhedos de toda a Europa.

Por conta disso, os produtores buscaram outros lugares para cultivar a fruta. Eventualmente, perceberam que Mendoza, na Argentina, era o local ideal para o desenvolvimento das videiras. O clima da América do Sul e todo o terroir da região se mostraram tão favoráveis que, até hoje, a malbec é uma das uvas mais populares do território argentino.

Nota importante para os novatos na enologia: resumidamente, o terroir pode ser definido como um conjunto de condições que contribuem para o resultado final dos vinhos, incluindo comportamento climático, geografia, castas, história, tradição, cultura, processos de intervenção humana, etc.

Naturalmente, o vinho malbec segue a cor da uva, criando um belíssimo visual avermelhado na taça, embora possa ficar mais escuro dependendo do período de maturação. Quando envelhecido – preferencialmente em barris de carvalho –, o sabor fica mais rico e estruturado.

Por ter acidez equilibrada, agrada até mesmo aos paladares mais exigentes ou ainda imaturos no universo enólogo.

Harmonização

O vinho malbec cai muito bem com carnes vermelhas, pratos mais gordurosos e defumados. O corpo robusto e os taninos ajudam a realçar o sabor da comida e a limpar o paladar.

Também tem ótima harmonização com temperos intensos (alecrim, pimentas, hortelã), churrasco, embutidos (linguiça e chouriço) e queijos duros (gruyère, parmesão, emmental, etc.).

Em relação a pratos doces, sobremesas com chocolate e/ou amêndoas combinam com as notas do vinho.

Vinho merlot

O merlot também é da França, com primeiro registro datado em 1784, em Bordeaux. No Brasil, é majoritariamente cultivada no Rio Grande do Sul desde os anos 1970.

A uva merlot tem pele fina e coloração roxa-azulada bastante característica. Um de seus diferenciais é o amadurecimento veloz e que pode ser colhida antecipadamente mesmo em períodos chuvosos ou mantida no cacho para um sabor mais vivo.

É justamente essa versatilidade que faz com que o cultivo seja relativamente simples e a produção de vinhos ganhe mais velocidade.

O vinho merlot tem dois estilos:

  • Padrão internacional: a uva é colhida mais cedo, provocando aromas intensos e frutados; tem menos acidez e taninos macios
  • Padrão francês: a uva é colhida mais tarde, gerando aromas delicados e frutados; a acidez é concentrada e os taninos são firmes

A produção brasileira, por exemplo, investe no padrão francês. Isso significa que os vinhos nacionais têm o paladar mais forte. Mesmo assim, o merlot é fácil de beber e não exige muita profundidade de quem o aprecia, já que possui delicadeza considerável.

É comum encontrar rótulos que misturam a uva merlot com outros tipos, como a tannat e cabernet sauvignon. O resultado disso são mais maciez e estrutura no vinho.

Harmonização

A delicadeza do merlot harmoniza com carnes magras (bovina, suína, aves), queijos de maturação média e massas com cogumelo funghi ou tomate.

Esse vinho deve ser deixado de lado quando o cardápio é composto por comidas apimentadas, já que podem “sumir” com o sabor do merlot. Peixes e saladas verdes também devem ser evitadas porque a combinação pode deixar uma sensação metálica desagradável na boca.

Os blends com cabernet sauvignon têm harmonização excelente com carnes vermelhas gordurosas, como churrasco e até hambúrguer.

Autora:

Mariana Monteiro

7 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom os comentários, porém , deveríamos saber de qual origem, safra, altitude, terroir etc . Quando falamos de um africano Obikwa Merlot, não podemos ter a mesma análise de um Malbec californiano Robert Mondavi, sabor totalmente diferente, assim sendo , o ideal é localizar o lugar, tempo e espaço. Grande abraço “MARIANA ” ??

  2. Malbec, a minha uva preferida. Os vinhos Argentinos de Mendoza, dessa uva, são muito bons para o Churrasco.
    A Merlot brasileira também merece destaque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio