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sexta-feira, 3 de maio de 2024

Pense como Steve, aja como Musk

Esta na hora de ser diferente no mercado, pense como Steve Jobs quando criou um mundo novo de tecnologia pessoal ou como Elon Musk e sua Tesla. Enquanto você está distraído(a), uma revolução está ocorrendo. Estamos diante de um cenário bastante conturbado no mundo dos negócios. A palavra-chave é inovação, ou a procura por ela. A globalização, tão festejada nos anos 1990 e anos 2000, trouxe-nos uma dura realidade. Enquanto nos distraíamos, surgiram gigantes que dominaram o mercado mundial. O que está acontecendo agora, a notícia de uma novidade tecnológica e inovação, é resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento e o que você estava fazendo? Um exemplo dos mais relevantes para nós brasileiros é a China, que usou a globalização para capitalizar tecnologias e inovações. Cientes de que nunca poderiam competir com as tradicionais marcas, decidiram atrair essas marcas para o seu território. Dessa forma, oferecendo vantagens financeiras e um grande mercado local, puderam ter acesso ao que havia de mais moderno em tecnologia. Um atalho no caminho que deu a eles o fundamento de uma indústria poderosa, que está dominando o mundo, com qualidade, a grande inovação para eles. O resultado é que, para cada produto de destaque e tradicional, existe um similar chinês tão bom quanto e mais barato. Não estou dizendo que todos devem se comportar como os chineses. A lição deles é para podermos pensar no futuro do mercado em que estamos inseridos. Se a Tesla produz um carro elétrico que acelera até 100 quilômetros em 2 segundos, isso é um argumento de vendas para o mercado automobilístico, e não para alguém que produz móveis. O que é relevante para quem produz móveis é o conhecimento da Tesla sobre o mercado e como está planejando o futuro com inovação. Seja qual for o seu ramo de atividade, deve-se pensar em soluções para modernizar, seja um produto ou serviço. É importante salientar que, seja qual for o seu nicho de mercado, ele está muito competitivo e com pouca margem de lucro. A diferença está na inovação, no fazer diferente do outro e melhor. Na atividade pública, deve-se ter a mesma consciência. A política de aperto de mãos e tapinhas nas costas está terminando. As pessoas desejam mais e os profissionais da política terão que apresentar projetos que pensem as cidades na totalidade e tragam inovação usando o que aquela região tem de melhor. Os profissionais que terão o maior reconhecimento serão os de iniciativa. Não é suficiente ter certificação, ser competente e não ter o pensamento concentrado em soluções e inovações. Um profissional da área de contabilidade pode elaborar métodos modernos para aumentar a transparência e facilitar a procura de soluções que diminuirão os custos, isso é inovação. Quando digo inovar, estou me referindo ao todo e não somente a um produto final. A história apresenta diversos exemplos, o mais conhecido é a linha de montagem da Ford. A fábrica aumentou a produção de um carro ali. O Ford T permaneceu o mesmo, mas a inovação da linha de montagem o tornou mais barato e com mais oferta no mercado. Isso tornou a Ford a maior fábrica do mundo naquele instante. A primeira ação é investir em profissionais com essa postura, para focar nos caminhos que levam à inovação. Ficamos por muito tempo distraídos a aplaudir os inovadores que dominam o mundo. O Consultor Empresarial tem a função de identificar os pontos cruciais nos quais uma organização precisa criar algo novo. Muitas vezes, concentramo-nos num produto novo e o que nos faz perder competitividade está no que vem antes dele, na fábrica. Todos os setores devem pensar em inovação e isso é válido para as pequenas e micro empresas. Você, empresário individual, deve sempre ter em mente estar um passo à frente da concorrência. Acho que muitos empreendedores tratam a questão tributária com cautela e medo, a maioria é conservadora e está perdendo competividade. Aqueles que procuram a inovação estão atentos as novidades e conseguem diminuir os seus tributos e aumentar a margem de lucro. Uma situação bastante comum é quando o aumento da energia chega à diretoria da empresa, a primeira medida é cortar o ar condicionado e apagar as luzes, todas! Você também deve ter presenciado algo semelhante ou agiu dessa forma algumas vezes, essa é uma atitude correta? Sim, se você pensa de maneira convencional ao lutar contra os custos operacionais. A inovação, nesse caso, é feita ao se fazer um levantamento de tudo aquilo que consome mais energia e buscar alternativas sustentáveis, como, por exemplo, energia solar. No início, haverá um desembolso, mas, depois, a companhia terá um custo muito baixo de energia e manterá o bem-estar dos funcionários inalterado. Isso tem um impacto benéfico na produtividade. Custo menor com eficiência maior e o ganho de mercado será inevitável. Procure sempre pensar como Steve Jobs e aja como Elon Musk. Esses dois pensaram e inovaram, nada tinham e se tornaram gigantes em seus mercados, eles derrubaram o tradicional e triunfaram com inovação.

Beto Villani — ConsultorCiências Contábeis.Pós-Graduado Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade FiscalMBA — Gestão Fiscal e TributáriaPerito Judicial Avaliador de Ativos (Tangíveis, Intangíveis)
ROBERTO ROCHA VILLANI
beto villani
ROBERTO ROCHA VILLANI, 54 ANOS, CASADO COM ANA PAULA, PAI DO MIGUEL. SOU FORMADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS COM PÓS GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PÚBLICA E LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E MBA EM GESTÃO FISCAL TRIBUTÁRIA. PERITO AVALIADOR DE IMÓVEIS E AUTOMÓVEIS. CONSULTOR DE MERCADO IMOBILIÁRIO. EXPERIÊNCIA DE 30 ANOS. COMPROMISSO, SERIEDADE, TRANSPARÊNCIA, JUSTIÇA É O QUE NOS DEFINE PROFISSIONALMENTE E NA VIDA.

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