21 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Obesidade: entenda a relação entre emagrecimento e lesão

O treinamento 3D pode auxiliar na perda de peso e identificar diversos tipos de lesões


No Brasil, atualmente, existem cerca de 41 milhões de pessoas com obesidade, o que corresponde a 26% da nossa população. Esse número ainda não leva em consideração as pessoas que não apresentam obesidade, mas já apontam um sobrepeso. E esse é um dos fatores que influenciam diretamente na reabilitação, assim como nas lesões, nas dores e nas suas principais causas.

A hérnia de disco, por exemplo, uma patologia que antes era considerada algo relacionada a idosos e hoje acomete todas as idades, pode surgir devido ao sobrepeso ou, caso ele não seja a causa principal, pode intensificar essa causa que leva à dor.

“Quando percebemos que a pessoa está pisando torto e, consequentemente, comprometendo a marcha dela na caminhada, apenas o fato de pisar torto já é prejudicial, mas quando há, por exemplo, 20 kg a mais do que o corpo da pessoa poderia ter, essa situação só tende a piorar”, explica o personal trainer Samorai, especialista em movimentos, performance, treinamento 3Dimensional e fundador do Instituto de Performance Samorai.

Ele complementa dizendo que essa ineficiência mecânica identificada pela pisada torta, quando associada ao sobrepeso, traz como principal consequência a lesão. “Se essa pisada, por exemplo, é uma das causas da dor, devemos levar em consideração o processo de emagrecimento, já que ele é uma condição da reabilitação”, afirma o personal.

A perda de peso é uma somatória de hábitos que devem ser colocados em prática, como alimentação balanceada, prática regular de atividade física e, em alguns casos, a própria cirurgia bariátrica, já que a obesidade é uma doença crônica multifatorial e que necessita de acompanhamento e uso de medicamentos quando indicado pelo profissional de saúde.

Mas, além dessas práticas, o treinamento 3Dimensional, que traz como essência a ligação de corpo, mente e espírito, também tem a sua função no processo de emagrecimento. “Muitas vezes a obesidade está relacionada ao comportamento, ao ambiente, a valores, traumas, medos, solidão e diversos fatores socioculturais e familiares que devem ser levados em consideração para que o resultado seja obtido. Se não nos orientarmos por esses campos, ficamos no lugar comum que todos falam”, diz Samorai.

Os exercícios são personalizados de acordo com cada caso e seguindo estratégias diferentes para que os resultados sejam alcançados. Entre eles podem aparecer atividades como HIIT, também conhecido como High Intensity Interval Training, ou treino intervalado de alta intensidade, além de exercícios de força, de mobilidade ou aeróbicos.

“O que deve ser observado é se aquele treinamento está levando ao resultado esperado, seja a perda de 1kg por semana, 1kg a cada 15 dias, 1kg por mês. Se o exercício é ótimo para perda de caloria, mas está gerando dor, ele não é o exercício indicado, porque aqui a lesão é o que está em primeiro lugar”, conclui Samorai. Por isso, é importante a procura por um profissional especializado que entenda a causa das dores para tratá-la de maneira correta.

Sobre Samorai

Criador do Método de Treinamento 3Dimensional, Samorai é Bacharel em Esporte pela USP, Movement Specialist pelo Gray Institute dos USA e International Educator do Gray Institute, além de ser uma das cinco pessoas que podem ministrar cursos desse instituto em qualquer lugar do mundo. Ele tem formação em Kettlebell Training pelo RKC, também dos USA, em Krav Maga e defesa pessoal pelo IKM de Israel, além de formação em Ciências Políticas e Filosofia com Clóvis de Barros Filho, na USP. Trabalhou nos USA, Alemanha e Irlanda, país onde também morou.

Samorai é palestrante internacional, estuda áreas como Antroposofia e Pedagogia Waldorf, massoterapia e quiropraxia. Atleta de handebol por 20 anos, ele tem participações em torneios nacionais e internacionais e esteve na Olimpíada do RJ com a equipe da Polônia de handebol. Atleta do ano de 2019 pelo Alliance Jiu Jitsu, equipe recordista em títulos mundiais (13 conquistas nos últimos 15 anos), ele é campeão sul-americano, brasileiro, do Internacional Master e BJJ Pro e Campeão Europeu de Jiu Jitsu. De 2013 a 2015 foi professor no reality show Além do Peso (TV Record) em todas as temporadas e já participou de diversos trabalhos em grandes emissoras e nos veículos de comunicação mais consagrados do Brasil.

Autora:

Karine Bastida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio