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quarta-feira, 8 de maio de 2024

A era dos aplicativos para celulares

Atualmente, tudo é feito por aplicativo (App) no celular: agendar reuniões, consultas, compras, reservas, solicitar atendimento ao cliente, marcar encontros amorosos e até sexo. Propostas, orçamentos, resultados de exames, piadas, paqueras, tudo vai e vem pelo App, sem qualquer contato humano. Ninguém mais conversa com ninguém. Tudo é maravilhoso, ou melhor, quase tudo. Em 9 de 10 casos não há qualquer problema. Mas pelo menos em um caso, é problema!

A disseminação do App elimina empregos humanos, mas os usuários precisam se acostumar com termos como “business intelligence”, “chatbot” (robô), Inteligência Artificial etc. Quando o cidadão telefona para agendar um serviço e educadamente diz bom dia, pergunta pela família etc., descobre que está conversando com um computador.

Um caso curioso aconteceu na clínica New Age Medical Center, que  automatizou o atendimento ao cliente, ou melhor, o Custumer Experience e o Custumer Relationship Management – CRM. Custou os tubos, mas gerou grande economia com a demissão de gente ultrapassada. Porteiros e atendentes foram substituídos pelo REC – Remote Electronic Concierge. O estacionamento não tem mais manobrista. É Self Parking. A demora para o atendimento incomoda, o menu de opções não tem fim e a musiquinha de espera é horrorosa, sem falar na frase “Sua ligação é muito importante. Você é o número 97 na fila e logo será atendido”. Se a ligação é importante, então atende! Para usar o App é preciso concluir um extenso e detalhado cadastro, fornecer dezenas de dados e criar uma senha ultra complexa.

Josinelson Benevides, cearense de Itapipoca, consultor técnico da Check Up Climatização Ltda, precisa atender chamado para reparo na central de ar condicionado da New Age Medical Center. Telefonou para agendar horário e foi atendido pelo CRM. Não teve acordo. Precisou baixar o aplicativo, sofreu para criar senha aceitável, preencheu o cadastro detalhado e o questionário, mas não encontrou a opção “prestador de serviço”. Esqueceu a senha, a rotina de recuperação entrou em looping e mostrou a mensagem: “você cometeu um erro”. Quando finalmente obteve sucesso, a lista de opções era enorme e não tinha o que queria. Irritado, Josinelson clicou no ícone da lupa e apareceu a expressão “pesquisa”. Pensou e escreveu “Check Up Analógico do Ar Condicionado”. Em segundos, surgiu um calendário com vaga para o dia seguinte. Agendou para 9 horas, clicou OK e recebeu o código de confirmação e o pedido para avaliar o aplicativo: digite 1 para ótimo, 2 para sensacional ou 3 para formidável.

Na manhã seguinte, estacionou o furgão em frente o New Age Medical Center e apertou o botão do interfone. Uma voz anasalada pediu para digitar o código de agendamento e depois disse: “Senhor Josinelson, dirija-se à sala 7”. Ele ficou maravilhado. Como sabem seu nome? Entrou na sala 7 onde Ivonete o aguardava. Era seu primeiro contato humano.

  • Bom dia senhor Josinelson. Deite-se aqui, por favor.
  • Deitar nessa cama? Mas por que? Eu só vim…
  • Desculpe. É o protocolo da OMS – Organização Mundial da Saúde.

Ele quase não assiste TV, mas já ouviu falar em OMS, protocolo e sabe que é importante. A moça pegou uma seringa e ele perguntou o que era aquilo. A resposta foi que era algo muito importante para a saúde e não ia doer nadinha. Imaginando tratar-se de vacina, concordou e relaxou. Chegou a ouvir Ivonete dizer que o doutor Samuel estava a caminho e apagou.

Josinelson despertou depois de duas horas, confuso e com coceira no “mucumbu”, palavra cearense que significa cóccix ou “osso do pai João”. O sorridente doutor Samuel entrou na sala com um tablet em mãos e disse:

  • Senhor Josinelson, correu tudo muito bem. Mais uns minutos e o senhor irá para casa.
  • Mas eu não…
  • Não se levante ainda. Logo a tontura e o desconforto passarão. 
  • O que fizeram comigo? Por que eu dormi?
  • Aplicamos uma injeçãozinha para relaxar e induzir o sono.
  • Mas por que? Eu só precisava consert…
  • Para tornar os procedimentos menos desconfortáveis para o senhor.
  • Que procedimentos?
  • Ultrassonografia transretal da próstata, colonoscopia e outros.
  • Para que isso?
  • É o que consta no aplicativo. Peço desculpas pelo calor. O ar condicionado está com defeito.
  • Eu sou técnico de ar condicionado e vi aqui para fazer o Check Up Analógico do equipamento.
  • Check Up Analógico! Hum, entendi. É que a tela do aplicativo tem pouco espaço e registrou apenas “Check Up Anal”. Por isso fizemos esses exames. K K K. Muito engraçado.
  • Engraçado é teu mucumbu, seu filho dum cabrunco. Vô ti pegá….

Josinelson levantou-se e o doutor Samuel saiu correndo. A oficina Check Up Climatização Ltda enviou outro técnico porque Josinelson se demitiu e voltou para o Ceará. O New Age Medical Center resolveu tornar o aplicativo mais amigável e incluiu as opções Prestador de Serviço e Entregas. É a informática, sempre evoluindo!

Laerte Temple
Laerte Temple
Administrador, advogado, mestre, doutor, professor universitário aposentado. Autor de Humor na Quarentena (Kindle) e Todos a Bordo (Kindle)

13 COMENTÁRIOS

  1. Amo os textos do Laerte !
    Vivendo em um mundo muito moderno, isso é bom e também ruim.
    Pois o trabalho humano torna cada vez me escasso , as máquinas que dominam .

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