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sexta-feira, 10 de maio de 2024

Uma Abordagem Transparente do Marketing Dirigido às Mulheres

Do Que Trata o Marketing Transparente? De Que Forma a Abordagem Transparente Ajuda as Mulheres? Por Que é Importante o Marqueteiro Restringir Seu Objetivo? Qual é a Linguagem da Sua Marca Para o Público Feminino?

Embora muitas campanhas de marketing informem às mulheres que certo produto (ou serviço) é específico para elas, relacionar-se de maneira transparente com o público feminino requer um método mais sofisticado, o qual seja baseado no profundo conhecimento do seu mercado, nas soluções aos desafios específicos de suas clientes e nas escolhas que reflitam as preferências dessas mulheres.

O “Marketing Transparente” impõe às empresas fazerem mais do que mudanças óbvias e movidas por estereótipos e, por isso mesmo, elas devem adaptar suas marcas para mercados específicos. Esses programas devem se encaixar nos estilos de vida das mulheres e refletir suas prioridades de formas sutis.

Esse público nota e investe em marcas que não têm pressa para fazer suas medidas corretamente, e que aprendem como vivem e como usam o produto. Sendo assim, campanhas feitas sob medida, adaptadas de maneira transparente, são o caminho para a lealdade de longo prazo à marca e para muitas compras.

Transparência é o Futuro

À medida em que aumenta a consciência em relação ao poder econômico feminino e, as gerações mais jovens de mulheres exercem mais influência sobre o mercado, prevemos que o posicionamento transparente passará a ser a regra, enquanto campanhas “visíveis” ([1]) serão a exceção.

Quando a marca empenha esforço para desenvolver produtos e táticas de marketing que atendam e alcancem suas clientes de forma eficaz, o resultado disso é uma “campanha transparente”.

Dessa forma, pode-se afirmar que usar uma “abordagem transparente” não apenas ajudará as organizações a atenderem às expectativas das suas clientes, mas também ajudará a aumentarem sua participação de mercado entre os homens.

Do estilo de informações oferecidas à facilidade de uso de seus produtos, as coisas que atraem as clientes devem ser incorporadas ao processo de compras, proporcionando uma experiência organizada e sem atritos.

Ao fazer isso, o site da empresa parecerá atender bem suas clientes e servir às necessidades de compras desse importante público-alvo. Daí pode-se dizer que o “marketing transparente” envolve mais pesquisa preparatória e relacionamento com seu mercado feminino, do que seria o caso num “esforço visível”.

A seguir apresentaremos algumas chaves para que o marqueteiro possa desenvolver uma “campanha transparente” eficaz:

  • Restrinja Seu Objetivo: Não importa o quanto você queira, você não será capaz de vender um produto ao mesmo tempo para todas as idades, estágios de vida ou culturas. Quanto mais apelo de massa você criar, mais a sua mensagem será diluída para atrair apenas aquelas mulheres para as quais a sua mensagem tem de ser relevante.

Se você começar com um grupo restrito e definido, a paixão delas pela sua marca atrairá uma plateia mais ampla. Um bom exemplo disso é o movimento do bem-estar pela ioga. A cultura e o estilo de vida em torno dela agora são adotados por um mercado muito mais amplo. Atualmente, pessoas famosas e da geração “baby boom” que começam a envelhecer estão fazendo disso uma moda.

  • Entenda a Comunidade do Cliente: Faça o possível para aprender tudo sobre suas rotinas, pensamentos comuns e motivos de estresses regulares. Quais são suas motivações? Como as coisas funcionam dentro da comunidade delas? Que tipo de música ouvem?

Esperanças, desejos e estruturas de crença compartilhados unem as mulheres numa comunidade e, um bom exemplo disso, é o compromisso com jardinagem orgânica e um grande desejo de proteger o meio ambiente.

  • Inclua a Feedback do Cliente em Seu Processo: Vá além de entender seu mercado e envolva suas clientes e faça marketing com elas. Em vez de receber feedback sobre um produto quando estiver na prateleira, inclua as mulheres mais cedo (e como mais frequência) quando você desenvolver algo novo.
  • Defina Questões de Uma Marca Transparente: A personalidade de uma marca pode vir de seu texto publicitário ou do estilo da superposição de voz das suas propagandas de rádio, ou até do fundador da organização. Existe um mito de que a melhor forma de atrair as mulheres para uma marca é torna-la mais universal, mas isso costuma resultar numa personalidade mais amena, insípida.

Em vez disso, o mercado está recompensando as marcas que tenham personalidades mais desenvolvidas. Pode-se observar isso em jovens da geração “Y” que torceram o nariz para muitos gigantes do setor (pense na Levi’s que está passando por dificuldades nos últimos anos) a fim de buscarem marcas menores com peculiaridades, vigor e atitude. Então, se você quiser alcançar mais mulheres, lance os seus sabores favoritos em vez de transformar tudo em baunilha.

Também é importante observar que uma marca não precisa ter uma personalidade feminina para atrair mulheres, pois algumas delas são atraentes para mulheres por causa da sua personalidade mais masculina. Pode-se pensar em ferramentas específicas, filmes, lojas de pneus e marcas de bebidas que têm imenso apelo junto às mulheres, apelo este que diminuiria caso elas fossem mais feminizadas.

  • Qual é a Linguagem da Sua Marca?: A linguagem da marca é tanto um elemento de personalidade quanto uma preocupação por si só. Se a sua marca apresenta uma “sensação” mais masculina ou mais feminina; se os seus padrões de design utilizam cores suaves e parágrafos curtos ou um texto denso; se o anúncio adota um tom formal ou expressa bom humor.

Todas essas coisas precisam ser integradas para refletir uma linguagem que possa ser ouvida e entendida pelo seu mercado feminino.


([1]) Para JOHNSON, Lisa e LEARNED, Andrea. “Por Que as Mulheres Compram?”. Ed. Saraiva, São Paulo, 2004, uma abordagem visível é aquela que distingue o produto dos outros na prateleira e são claramente “para mulheres”   

https://www.facebook.com/profigestao

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

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