29.6 C
São Paulo
quinta-feira, 2 de maio de 2024

Tecnologias do pós-pandemia: as lições que aprendemos

É fato que a pandemia de covid-19 alterou nossa maneira de viver. Saúde, política, educação e economia são apenas alguns exemplos das áreas que sofreram transformações a partir da chegada do vírus. Com a área da tecnologia, não foi diferente: negócios, independentemente de porte e setor, viram na tecnologia a chance de se reinventarem durante um período que nos limitou de diferentes formas e nos colocou à prova como sociedade.  

Uma pesquisa da IBM revela que a pandemia acelerou a transformação digital em 59% das companhias entrevistadas. Apesar de ainda estarmos absorvendo todas essas mudanças, já é possível identificar algumas delas, analisar cases daqueles que já estão colocando em prática novas ações e reunir aprendizados desses mais de dois anos. 

O mundo está cada vez mais tecnológico e a cibersegurança se tornou ainda mais essencial.
Se já vínhamos caminhando para um mundo cada dia mais conectado, a pandemia acelerou ainda mais esse processo. Fomos forçados a nos relacionar de maneira digital, seja no âmbito pessoal, seja no profissional. A necessidade de um ciberespaço seguro tornou-se ainda mais importante, dada a crescente dependência de pessoas e empresas em relação à internet – tudo para evitar ataques on-line.  

Portanto, migrar processos para o digital já não é mais um diferencial.
Antes do coronavírus, muitas empresas ainda eram resistentes a essa migração, tanto de procedimentos relacionados à operação interna quanto de relacionamento com seu público. No pós-pandemia, o que vemos é um grande reconhecimento da necessidade de manter a operação de uma empresa funcionando de maneira on-line e com a autonomia que a tecnologia oferece para a gestão de um negócio de forma inteligente.  

Digitalizar e otimizar processos já é uma realidade para aqueles que desejam prosperar em um cenário pós-pandemia ainda incerto. O low-code, por exemplo, destaca-se como uma importante ferramenta tecnológica para orientar diariamente empresas em seus processos. Por meio de soluções customizáveis, é possível gerenciar projetos e equipes em um mundo cada vez mais conectado.  

Chegou o momento de reconhecermos a necessidade de digitalizar as empresas. Afinal, todo negócio é único e demanda adaptações constantes frente a um mercado que está sempre em transformação. No pós-pandemia, precisamos unir forças para que todos prosperem em um cenário ainda incerto, mas já permeado por diversas mudanças e necessidades de adequações.  

Autor:

Lázaro Pinheiro, CO- CEO da TrueChange, empresa referência em soluções low-code no Brasil – e-mail: truechange@nbpress.com 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio