25.2 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de julho de 2024

Automação para o conforto, segurança e bem-estar de toda família

Arquiteta Isabella Nalon aborda os diversos benefícios ao empregar os sistemas

Com o avanço da tecnologia em diversas áreas, muitas tarefas do dia a dia são facilitadas por conta da automação, que através de hardwares e softwares centraliza o comando de diversos equipamentos. Toda essa praticidade pode estar presente nas casas e apartamentos com a automação residencial, tornando o controle da residência mais simples, rápido e confortável para gerar a boa utilização dos recursos, assim como bem-estar e qualidade de vida para os moradores.

Para a arquiteta Isabella Nalon, à frente do escritório que leva o seu nome, apesar da crescente evolução das tecnologias e tendências funcionais, ainda pairam muitas dúvidas relacionadas à sua aplicação nos ambientes e no cotidiano dos moradores. Em linhas gerais, quase tudo pode ser automatizado, desde o acionamento de cortinas e persianas, câmeras de segurança, interfones, banheiras de hidromassagem, portas e portões de acesso, sensores de presença, projetores e irrigação, entre outros.

 O que mais é possível automatizar?
Um dos tipos de automação mais conhecidos é a iluminação. Nesse caso, segundo a profissional, o proprietário pode escolher quantas lâmpadas ele quer acender em um ambiente e qual a intensidade delas, criando variações de iluminação. Esse controle da iluminação também resulta em economia de energia, já que o morador consegue apagar as luzes sem estar presente no local. A climatização também pode ser controlada, por meio do ar-condicionado e ventiladores, deixando o clima da casa mais agradável antes do morador chegar em casa.

Eletroeletrônicos também figuram em uma imensa lista. Os modelos mais novos do mercado contam com configurações compatíveis aos sistemas de automação, permitindo lavar roupas, ligar a TV, mudar de canais e tocar uma música, entre outras possibilidades.
A cozinha é um dos ambientes em que a automação, além de praticidade, garante segurança aos usuários, já que através dela é possível ligar os eletrodomésticos à distância. Que tal um café prontinho no mesmo horário que o morador levanta da cama? | Projeto de Isabella Nalon Arquitetura| Foto: Julia Herman 
Vantagens de ter uma residência automatizada
Os benefícios da automação residencial normalmente estão relacionados à economia, segurança, conveniência e controle. Além disso, praticidade e comodidade para todos os moradores, pois ao permitir acesso e controle de serviços em diferentes ambientes gerenciados em um só lugar, não há necessidade de locomoção para realizar tarefas.

A segurança também se torna mais efetiva, uma vez que com o sistema fica mais fácil monitorar atividades, acessar câmeras, verificar abertura de portas e acionar alarmes de segurança. Para os moradores com pets, crianças pequenas ou idosos em casa, Isabella garante que a automação traz consigo a tranquilidade de poder checar e observar babás eletrônicas e assegurar o limite de acesso a determinados itens da casa ou canais de TV.
Para quem gosta de assistir filmes e séries na sala de TV, a automação é muito bem-vinda. Com ela o morador pode controlar não somente o que irá assistir, como também consegue ajustar som, iluminação e o clima do ambiente. | Projeto de Isabella Nalon Arquitetura| Foto: Julia Herman
O que é preciso para automatizar uma residência?
De acordo com a arquiteta Isabella Nalon, para automatizar a residência é necessário que todos os itens e aparelhos estejam conectados a uma central de controle e uma rede de internet que possibilite a conexão com smartphones e tablets, permitindo o acesso e o controle remotamente. Contudo, elementos como internet e rede disponíveis no local, fiação e até mesmo a quantidade de cabos e tomadas de cada cômodo podem aumentar ou diminuir as possibilidades de automação. Por isso, antes de tudo, o ideal é analisar a estrutura do imóvel para que esteja apto a receber os aparelhos inteligentes da melhor maneira possível.
Um dos aparelhos mais automatizados é o ar-condicionado. Com a automatização é possível que o morador controle a temperatura de um ambiente antes de chegar em casa. | Projeto de Isabella Nalon| Foto: Julia Herman
A automação é acessível para todos
Hoje em dia, qualquer pessoa pode ter um ambiente ou uma moradia automatizada por meio de diversas possibilidades acessíveis no mercado – desde aquelas acionadas por Keypads, conectadas ao celular, até mesmo as que são respondidas por comando de voz, como é o caso da Alexa. Mas a arquiteta Isabella Nalon  ressalta que é imprescindível a contratação de uma empresa especializada e um arquiteto para que todo o projeto e execução sejam realizados com excelência e sem gerar dores de cabeça. Isso é necessário para que sejam escolhidos os melhores sistemas e funções de acordo com a rotina, necessidade e objetivo dos moradores.  

Sobre a arquiteta Isabella Nalon
Com uma carreira sólida e experiência proveniente de mais de 20 anos de trabalho, Isabella Nalon percorreu uma trajetória de muitos estudos e pesquisas na área de Decoração e Arquitetura. Sua experiência atuando como arquiteta na Prefeitura da cidade de Münster, na Alemanha (1997), ajudou a criar uma visão plural e ampla de diferentes culturas e públicos, o que se tornou um diferencial em seu percurso profissional. Em 1998, inaugurou seu escritório em São Paulo e se especializou em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de decoração de interiores. Frequentemente, tem projetos reconhecidos e publicados por renomados portais e revistas de arquitetura e decoração, consolidando o escritório na lista dos mais importantes da capital paulista. 

Autor:

Leonardo Sandoval

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio