22 C
São Paulo
segunda-feira, 29 de abril de 2024

A atual luta pela democracia

Atualmente, nos encontramos em um cenário politico extremamente peculiar desde a redemocratização do Brasil em 1985. O país na qual nos encontramos esta visivelmente dividido, entre eleitores e seus políticos de diversas vertentes, partidos e ideologias. No meio a todo este caos, o principal elemento reconquistado pelo povo brasileiro em 1985 acaba se perdendo e sendo esquecido em meio a incansáveis ondas de intolerância, violência, caos e desordem, perdemos o elemento democrático pelo qual tantos lutaram (e morreram) há 37 anos atrás.

Recorrendo a história antiga e a sua criação, democracia vem da Grécia Clássica onde foi instituída a ideia de que o povo deveria ativamente participar de debates políticos de suas cidades e habitações, discutindo e ouvindo opiniões e pensamentos alheios buscando o compreendimento de todos e buscar sempre a melhor alternativa a ser tomada. Sendo assim, democracia se torna o termo oposto a ditadura, onde uma figura de grande poder toma decisões sem consultar a população ou respeitar também os desejos da mesma. Democracia se define em ouvir, debater e principalmente, respeitar.

A situação atual que nosso país se encontra é extrema oposta a ideia de democracia, estamos enfrentando uma situação atual onde famílias se dividem por opiniões politicas, amizades de décadas são desfeitas e relacionamentos são rompidos. A ignorância é idolatrada e interpretada como coragem ou luta, não permitir fala ao opositor e tentar silenciar o mesmo é considerado bravura e devoção ao politico ou ideologia seguida. Inconscientemente as pessoas se afastam cada vez mais dos princípios estabelecidos do elemento mais nobre de qualquer poder, a arte de conversar e discutir ideias tendo respeito e moderação. Discordar é comum e natural, afinal, todos somos diferentes, porém, o cidadão deve ter maturidade para ouvir e tentar ao máximo tirar ideias positivas do pensamento de seu opositor, por mais difícil ou complicado que seja, ouvir opiniões opostas também é sábio e fortalecem ainda mais nosso repertório de ideias.

Nos encontramos em um ano de eleições com pesadas e agressivas atitudes, já ocorreram assassinatos e espancamentos públicos por discussões politicas, demonstrações claras de preconceito e intolerância, atitudes mais associadas a ditadura acima de tudo. Acima de ideologia ou opinião devemos respeitar a democracia e tentar elegerem a pessoa que mais beneficiara a nossa rica e antiga nação, que já enfrentou tantos momentos e crises complexas mas que, ao fim de tudo, prevaleceu. Encerro este artigo fazendo um pedido a todo o povo brasileiro que levem o respeito, honra e dignidade acima de tudo nesta turbulenta época que estamos passando, visando acima de tudo, os valores democráticos.

Rodrigo Santana
Rodrigo Santana
Escritor, estudante de Radiologia, Economia, Letras, e Relações Internacionais. Lutador no tempo livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Picuinhas

Patrocínio