27.7 C
São Paulo
domingo, 21 de abril de 2024

Picuinhas

Vivemos em uma época em que precisamos tomar cuidado com o que falamos e como falamos. Por não sermos compreendidos pelas pessoas ao nosso redor, podemos enfrentar uma saia justa desnecessária. Mesmo elogios tem que ser feitos com palavras escolhidas, ou então corre-se o risco de ser mal interpretado e causar uma rusga que na verdade não existe…

Não importa o grau de proximidade com a pessoa para a qual dirigimos a palavra. Importa como ela recebe a mensagem que enviamos. Se essa mensagem chegar truncada com certeza haverá um choque… que poderia ser evitado se a comunicação entre os dois pontos fosse perfeita…

Estranho isso, não é mesmo? Chegamos a um ponto em que se não nos policiarmos durante uma conversa, essa pode terminar com mágoas entre os interlocutores… tudo porque a comunicação não foi perfeita…

Comunicação… essa é a palavra chave. Tudo, mas tudo mesmo, gira em torno dela. Uma mensagem mal interpretada faz com que toda uma cadeia de boas intenções seja distorcida, dando lugar para que mal entendidos se sobreponham às ideias originais… e aquilo que seria uma simples conversa termina por dar origem a uma situação belicosa…

E, não… não estou exagerando. Uma palavra mal colocada durante uma conversa, seja ela frente a frente ou online, pode acarretar uma série de consequências não esperada por nenhuma das partes. Pode, inclusive, acabar com relacionamentos de longa data… afinal, os relacionamentos nos dias atuais já começam com seu tecido esgarçado…

E o que fazer para recuperar o controle da situação e não deixá-la caminhar para um precipício, de forma que não haja mais solução? Um dos dois tem que ser humilde e assumir a culpa, mesmo que essa não exista. Evitar o confronto. Mesmo porque não há, naquela situação, nenhum motivo que justifique uma querela entre as  partes. Mas, se ninguém abaixar a cabeça naquele momento…

E esse é o problema. Principalmente quando se está com a cabeça quente devido a algo que não considera correto, o ser humano tende a se tornar agressivo, pois crê que apenas assim pode fazer valer seu ponto de vista. E isso não corresponde à realidade. Infelizmente, essa é a nossa natureza…

Rodrigo Santana
Rodrigo Santana
Escritor, estudante de Radiologia, Economia, Letras, e Relações Internacionais. Lutador no tempo livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

A atual luta pela democracia

Patrocínio