15.6 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de julho de 2024

Homenageando nossas Florestas Tropicais, a Plantar Ideias anuncia parceria e lança linha de móveis na SP-ARTE: Rotas Brasileiras

Intitulada como Cipó, linha é propícia para ambientes externos e internos;

A criação foi inspirada em planta característica de nossa flora e reflete a parceria do escritório com a Tora Brasil 

Com projetos grandiosos, como a revitalização do parque do Ibirapuera, e responsáveis por aplicar elementos naturais em seus trabalhos que levam tropicalidade e leveza para áreas de convivência, o escritório Plantar Ideias – formado pelos arquitetos Felipe Stracci e Luciana Pitombo – é responsável também por desenvolver o design de diversos mobiliários ideais para ambientes outdoors. E essa vertente dos profissionais poderá ser vista durante a SP-ARTE, que abre suas portas na próxima quarta-feira (24 de agosto), na capital paulista. 

Tendo “Rotas Brasileiras” como tema central, a mostra desse ano vai reunir artistas, colecionadores, profissionais de áreas correlatas e designers com propostas que englobem as cinco regiões do Brasil e suas especificidades.

Através de uma parceria entre a Plantar Ideias e a Tora Brasil, empresa nacional líder na produção e comercialização de móveis de madeira maciças, as peças vindouras dessa colaboração são produzidas, desde sua concepção, com base no DNA do Brasil e na conexão de nosso povo com a diversidade e a exuberância da natureza. Explorando possibilidades que sejam baseadas na responsabilidade e no respeito com nossas florestas, essas questões primordiais são traduzidas em mobiliários e peças sustentáveis para os ambientes internos e externos. Nesse contexto, a matéria-prima da linha é encontrada em uma área de manejo sustentável da divisa do Pará com o Amazonas, que também é o berço da família de Stracci.
Intitulada como Cipó, a coleção tem sua origem na busca por versatilidade e leveza, características natas dos cipós, plantas trepadeiras características das florestas tropicais, que com seus ramos flexíveis permitem a conexão de todo um ecossistema, englobando animais, a vida vegetal e os povos indígenas que utilizam o material de múltiplas maneiras.

Com um conceito que abraça todo o Brasil, visto que as florestas tropicais se estendem por grande parte de nosso território, como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e a Mata de Araucária, a linha celebra nossas raízes com um preview que traz bancos com desdobramento para uma mesa de centro e lateral, aparador e mesa de jantar, cadeiras e banquetas; sempre se utilizando de uma estrutura simples de metal cromado e pequenos apoios nas pontas da estrutura com diversas funções.

Croqui do primeiro móvel da linha Cipó. A peça finalizada está exposta em primeira mão na SP-ARTE: Rotas Brasileiras | FOTO: Projeto ilustrativo e referencial realizado pela Plantar Ideias

A linha celebra nossas raízes com um conceito que abraça todo o Brasil, tendo como base uma estrutura simples de metal cromado que serve de pilar para peças como mesas e cadeiras. | FOTO: Divulgação
A conexão com a diversidade e exuberância da natureza é traduzida em mobiliários e peças sustentáveis para os ambientes internos e externos, que fazem parte da linha mestra, que terá sua coleção completa lançada no início de 2023.

SP-ARTE: Rotas BrasileirasDe 24 a 28 de agostoARCA, Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina, São Paulo, SPOs ingressos à venda no site oficial: bilheteria.sp-arte.com/home
Sobre o escritório Plantar IdeiasPlantar Ideias iniciou suas atividades em 2016 com atividades destacadas pelas diferentes escalas do design para as áreas externas e o propósito de criar objetos e lugares que promovam o bem-estar e contato com a natureza. Na busca do escritório, peças, lugares e cidades devem o equilíbrio entre a criatividade e a técnica, vem como a harmonia, leveza e a tropicalidade – seja no meio urbano ou natural, público ou privado.

O desenvolvimento do design dos projetos é único e leva em si a assinatura da tropicalidade brasileira combinada com a devida compreensão das necessidades e desafios que cada projeto se propõe. Na Plantar Ideias, acredita-se que definir o futuro de um lugar envolve um exercício coletivo, contextual e orientado por valores.

Através dos projetos, são afirmadas diversas perspectivas, disciplinas combinadas, intercâmbio aberto, profundo envolvimento com clientes e comunidades, comprometimento com a história e o contexto, curiosidade sobre novas formas de pensar e a criação com base em dados e tecnologias emergentes, que levam a um design mais forte.

Fundada por Felipe Stracci e Luciana Pitombo, os arquitetos uniram suas expertises de conhecimento técnico de projetos de arquitetura e elaboração de grandes projetos urbanos com know-how botânico e de paisagismo, desenvolvendo uma maneira de planejar e executar traduzida em abordagem mais sensível e apurada sobre as questões do meio natural e a construção da paisagem, seja ela por meio de um mobiliário, um jardim ou uma cidade. O desejo é o de conceber melhor espaços de convivência, lazer, descanso e aprendizado para as pessoas. 

Autor:

Lucas Janini

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio