23.2 C
São Paulo
segunda-feira, 15 de abril de 2024

Liderar com respeito a todos: que tipo de gestor você deseja ser?

Para introduzir esse assunto, quero que você imagine o seguinte cenário: em uma empresa, uma equipe trabalha até tarde em um projeto importante, crucial para o futuro do negócio. Todos se esforçam buscando um bom resultado. O chefe não está presente nesse momento.

No dia seguinte, dia da apresentação para o cliente, ele chega atrasado sem cumprimentar ninguém, dá ordens, desvaloriza e desqualifica o trabalho realizado e culpa a equipe quando o resultado da apresentação não sai como o esperado. O ambiente de trabalho fica tenso, há sempre o medo de levar uma bronca e de não corresponder às expectativas da chefia.

Essa história é fictícia, mas aposto que você se identificou com a situação descrita acima. Modelos de liderança tradicionais (podemos até dizer, antigos) colocavam o líder em um patamar em que não existia abertura e nem espaço para troca, as decisões tomadas eram sempre baseadas no modelo gerencial chamado top-down, ou seja, o que foi decidido pelo alto escalão deveria ser cumprido sem questionamento pelos subordinados, e nem sempre o respeito a todos era algo priorizado ou até considerado. Uma forma de liderar baseada somente  no comando e no controle.

No entanto, observamos hoje um impacto muito positivo ao incentivarmos uma cultura de respeito nas empresas. E isso deve partir da liderança. Um líder que não tem uma postura de respeito com todos (e demonstra isso em suas atitudes), independentemente de cargos e hierarquias, dificilmente é respeitado e admirado.

É por tudo isso que faço agora o questionamento: como gestor e líder de uma equipe, como você quer que o seu estilo de liderança seja marcado? Acompanhe esta leitura e entenda a importância de uma liderança que preza o respeito a todos, valoriza e reconhece o esforço, inspira confiança e tem o respeito como valor fundamental. Confira!

Por que uma liderança que preza o respeito a todos é importante?

Primeiramente, é importante deixarmos claro o que entendemos por respeito, principalmente quando nos referimos a respeito no âmbito profissional. No conceito de respeito, está incluso o respeito às diferentes ideias, visões de mundo, opiniões, gênero, raça, classe social, nível cultural, orientação sexual, experiência profissional.

Nesse sentido, o respeito é importante, pois a falta dele só afasta as pessoas e gera desmotivação. Um líder que não respeita seus liderados e não lidera pelo exemplo, dificilmente é respeitado, além de não inspirar e demonstrar confiança. Nesse sentido, líderes coerentes com esse valor lidam com desafios sempre de forma respeitosa e jamais usam a crueldade para demonstrar poder, apoiados na hierarquia de um cargo.

Dessa maneira, quando liderar pelo respeito é o objetivo principal, os resultados positivos gerados não demoram a aparecer:

  • há mais engajamento, empenho e envolvimento da equipe;
  • existe menos conflito e, consequentemente, melhor é o clima organizacional;
  • a liderança inspira outras pessoas.

Como liderar com respeito: passos práticos para emplacar essa postura

1. Lidere pelo exemplo

Essa é uma das regras mais importantes. Em uma posição de liderança, as pessoas estão sempre lhe observando. De nada adianta pregar e clamar por respeito se essa postura não é traduzida em suas atitudes diárias. Para inspirar e convencer os outros, é necessário liderar pelo exemplo, sempre com sinceridade em seus atos. 

2. Respeite compromissos e o tempo dos seus colaboradores

Não é só porque você ocupa um cargo importante que todos devem estar à sua disposição. Respeitar os horários, compromissos agendados e o tempo das pessoas é primordial em uma liderança que preza pelo respeito acima de tudo.

3. Mostre-se presente

Líder é aquele que está presente, acompanha os processos, entende o trabalho real, observa as dificuldades in loco. Não toma decisões baseando-se apenas em relatórios e percepções. Isso é respeitar o trabalho da sua equipe.

4. Desafie o seu time

Desafie seus colaboradores. Essa é uma maneira de incentivar e motivar. Faça perguntas, instigue-os a encontrar novas soluções, a fazer diferente, a solucionar problemas, em vez de somente dar respostas prontas. Essa atitude, além de contribuir para que trabalhem com mais eficiência, também ajuda na evolução dos seus colaboradores, encorajando-os a buscar o crescimento profissional.

5. Preocupe-se em ouvir

Um bom líder sabe ouvir antes de tudo. Uma das formas de demonstrar respeito a seus liderados é saber fazer uma escuta ativa, mostrando interesse, sem fazer interrupções ou ficar tirando conclusões precipitadas. É saber ouvir o outro lado da história e reconhecer pontos de vista, com empatia, por mais que não se concorde com os argumentos expostos. Isso estimula o estabelecimento de uma relação de confiança.

6. Ensine e apoie

O líder também tem responsabilidade na formação da sua equipe e deve contribuir com o processo de aprendizado dentro da empresa. Faz parte do trabalho de um gestor ensinar seus liderados a trabalharem melhor, mesmo que alguns ignorem essa função. Nesse sentido, além de prover orientação, é importante também apoiar ideias e fornecer incentivo, mesmo quando algo não dá certo. Esse tipo de atitude também transmite respeito.

7. Reconheça o esforço e dê feedbacks

Nesse contexto de acompanhar o desenvolvimento da equipe, é importante reconhecer o esforço despendido em um trabalho, além de dar feedbacks construtivos, fator importante para o desenvolvimento de um profissional.

Lideranças que não se importam com esses fatores, ou os julgam desnecessários, certamente terão que lidar com consequências irremediáveis no futuro: falta de engajamento e funcionários desmotivados, o que consequentemente afeta os resultados.

8. Incentive o trabalho em equipe

O estilo de liderança tradicional tende a ver a solução de problemas como um processo individual. A questão é que é justamente o contrário, estamos todos no mesmo barco, e liderar com respeito consiste também em deixar isso claro, incentivando o trabalho em conjunto, mostrando que todos fazem parte da busca pela solução, todos são importantes.

9. Busque aprendizado

Uma liderança com respeito a todos também adota uma postura de humildade, buscando melhoria contínua, descartando a arrogância daquele líder que sabe tudo e está sempre certo. Nesse sentido, diante de algo que você não tem a resposta, mostre a seus liderados que vocês podem aprender juntos e achar a solução. Desprenda-se da vaidade e não tenha receio de demonstrar vulnerabilidade. Isso não é fraqueza e, certamente, essa postura irá gerar uma conexão junto à sua equipe.

Para finalizar, diante de tudo isso, deixo a seguinte mensagem: seja qual o for o seu estilo de liderança, procure liderar com integridade, tenha a mente aberta, respeito pelas pessoas, preze pela boa comunicação e pelo estabelecimento de uma relação de confiança. Molde as suas atitudes e lembre-se de que é sua responsabilidade dar condições para que a sua equipe se engaje e se sinta motivada a trabalhar em um ambiente que a estimule a ser produtiva. E, acima de tudo, lidere pelo exemplo.

Bom trabalho e grande abraço.

Rafael José Pôncio
Rafael José Pônciohttps://linktr.ee/rafaeljoseponcio
É escritor brasileiro, historiador, administrador, economista e professor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio