16.5 C
São Paulo
sexta-feira, 19 de abril de 2024

A pandemia de covid-19 e o feminicídio no Brasil

No mundo, grande parte das vítimas de violência doméstica são mulheres, sendo também as mulheres as vítimas das formas mais agressivas de violência. No início do isolamento social no Brasil causado pelo novo coronavírus, ficou evidenciado o aumento no número de casos de violência doméstica. Algumas autoridades já previam esse aumento, considerando situações parecidas, como o surto do Ebola em 2014. Antes atual pandemia, a situação era bem grave, de acordo com a ONU Mulheres, os casos aumentaram em diferentes países do mundo. No Brasil, as ligações para o 190 aumentaram de forma significativa em 2020, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O presente trabalho tem como objetivo estudar os casos de feminicídio em meio a situação pandêmica do COVID-19 no Brasil.

Palavras-Chave: COVID-19, Feminicídio, Violência Doméstica, Lei Maria da Penha

Autora:

Raíssa Ávila da Silva

Download:

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pelo artigo Raíssa Ávila da Silva e ao Jornal Tribuna em publica-lo, tema muito importante de ser abordado.
    Muitos de nos não temos/tínhamos noção que essa situação de coronavirus poderia agravar ainda mais o feminicídio no Brasil.
    Obrigado por nos introduzirem a esta situação, a qual devemos estar mais alerta para quais quer sinais de violência domestica contra as mulheres, para que essas estatísticas sejam alteradas para um número cada vez menor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio