21 C
São Paulo
quarta-feira, 13 de março de 2024

Queijo de Itanhandu/MG vence concurso na Megaleite 2022

Queijos produzidos por criadores de Girolando de várias regiões foram apreciados ontem (18/06), por visitantes da Megaleite 2022, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG.  O Concurso de Queijo dos Núcleos reuniu sete produtos de Minas Gerais e do Rio Grande do Norte.

O público da feira pode degustar e votar no queijo preferido. Foram computados 205 votos e o mais votado foi o queijo artesanal Barões da Mantiqueira, produzido em Itanhandu/MG, na Serra da Mantiqueira. Ele é produzido na Fazenda Barões da Mantiqueira, de propriedade da família do criador Bruno Scarpa. Segundo ele, a produção de queijo começou por conta de um gargalo do mercado, em 2018. “Por conta da greve dos caminhoneiros, o leite produzido na fazenda não pode ser entregue ao laticínio. Para não perder o produto, tivemos a ideia de fazer queijo”, lembra Scarpa.

De acordo com ele, o queijo é maturado 120 dias, em prateleiras de madeira. “De acordo com o clima da nossa região e as formas de prensagem, conseguimos garantir a identidade do nosso produto”, esclarece.

O Concurso de Queijo na Megaleite foi organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, em parceria com os Núcleos de Criadores de Girolando de várias regiões do país.

Autora:

Larissa Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio