13 C
São Paulo
terça-feira, 23 de julho de 2024

Internet está chegando a navios de cruzeiro

O acesso à internet através da constelação de satélites Starlink poderá em breve estar disponível aos passageiros dos navios de cruzeiro da Royal Caribbean. A Starlink pertence à SpaceX, empresa dirigida por Elon Musk, que também controla a Tesla, fabricante de veículos elétricos.

A Royal Caribbean pediu à Federal Communications Commission (FCC), órgão que controla os serviços de telecomunicações nos Estados Unidos, autorização para fornecer esse serviço em seus 24 navios.

É a primeira companhia de navios de cruzeiro que faz esse pedido. Empresas aéreas, como a Hawaiian Airlines e a JSX, que faz voos ponto a ponto nos Estados Unidos, usando aviões da Embraer, fecharam acordos com a SpaceX para fornecimento do serviço Starlink em seus aviões, mas ainda não tiveram autorização da FCC para isso.

A FCC ainda não aprovou o uso do Starlink para uso em veículos em movimento.  Em um Tweet, Elon Musk disse que o serviço funciona nessas condições, embora ainda não de forma confiável. 

Autor:

Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio