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quinta-feira, 18 de abril de 2024

Redes sociais para advogados, 7 dicas!

As redes sociais para advogados costumam ser uma das principais ferramentas dentro do marketing jurídico e podem ser utilizadas de diversas maneiras. 

Muitos não obtêm bons resultados pois acham que basta criar um perfil e postar fotos de vez em quando, sem um estudo da persona que deseja alcançar, planejamento de conteúdo e tudo que envolve uma estratégia eficaz de redes sociais para advogados.

Analisando dessa forma, você pode estar pensando que é muito trabalhoso fazer tudo isso, e de fato, é preciso dedicar tempo e investimento nas ações de marketing nas redes. 

Contudo, haverá retorno para seus negócios, sem contar no profissionalismo que sua marca conseguirá transmitir através de um bom gerenciamento das redes sociais. 

Neste conteúdo abordaremos os seguintes itens:

  1. Como as redes sociais para advogados podem auxiliar o marketing jurídico
  2. Conheça sua persona
  3. Defina quais redes sociais faz mais sentido para seu negócio 
  4. Trace objetivos para avaliar regularmente
  5. As redes sociais para advogados precisam de um bom planejamento de conteúdo 
  6. Relacione-se com as pessoas presentes em suas redes sociais
  7. Entenda como a MaxJus pode ser um ponto-chave para sua estratégia

Como as redes sociais para advogados podem auxiliar o marketing jurídico

Segundo dados do Relatório Digital 2021, só no Brasil há cerca de 150 milhões de usuários de redes sociais. 

A pesquisa revela que 70,3% da população utiliza alguma rede. Estamos falando de uma parcela numerosa de pessoas que podem ser alcançadas com seu conteúdo. 

Além de aumentar a visibilidade para seu negócio, eu diria que a proximidade com o público é uma das maiores vantagens de estar presente nas redes sociais. 

Responder dúvidas, saber quais assuntos são interessantes para seus seguidores, o que eles dizem sobre o mercado jurídico, são informações valiosas!

Ainda, é perfeitamente possível utilizar as redes para levar tráfego para seu site ou blog, estreitando o relacionamento com os usuários e os conduzindo para uma possível conversão.

Conheça sua persona

A persona nada mais é do que um personagem fictício que faz a representação do seu cliente ideal. 

Aí você me pergunta: isso é o mesmo que o público-alvo? Não. O público-alvo traz características gerais e mais amplas. 

A persona abrange detalhes que possibilitam uma comunicação mais personalizada, fazendo com que você possa falar da maneira certa e com a pessoa certa. 

Para melhor entendimento, vamos exemplificar. 

Um advogado empresarial, tem como seu público-alvo os empresários da x região, com empresas que possuem um número de até x funcionários.  

A persona será mais específica: empresas no ramo de limpeza e conservação que disponibilizam colaboradores terceirizados para outros negócios, possuem uma carteira com até x clientes e costumam ter problemas litigiosos relacionados aos contratos de prestação de serviços.

Entendeu a diferença entre público-alvo e persona

A partir do desenho da persona, será mais fácil criar conteúdos que resolvam o problema desse cliente ideal e fazer sua atração através das redes sociais.

Defina quais redes sociais fazem mais sentido para seu negócio 

Estudar a sua persona é tão importante que será a partir dela que você vai decidir quais canais alimentar e concentrar seus esforços. 

Uma regrinha básica quando estamos falando de redes sociais para advogados é a seguinte: não vale a pena estar em todos os lugares. Escolha as redes em que sua persona está presente e foque nela. 

Pegando o exemplo que mencionamos, o advogado empresarial certamente deverá estar posicionado no LinkedIn, pois as empresas costumam estar nessa rede. 

Do que adianta criar conteúdos no TikTok se o foco do seu negócio (que são as empresas), não está lá?

Também dê uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo. Nada de plagiar, porém buscar inspirações e ideias para criar sua própria linha editorial pode ser bem bacana.

Trace objetivos para avaliar regularmente

Utilizar uma rede social para sua estratégia de marketing jurídico e deixar de avaliar os resultados de suas ações é o mesmo que nada.

Defina os objetivos que você deseja alcançar através das redes. Geralmente, advogados têm a autoridade e o reconhecimento de marca como principais objetivos.

Contudo, nada impede que você também queira buscar vendas na sua estratégia de redes sociais!

Para esse objetivo em específico, procure levar seus seguidores para o seu site ou blog, e assim trabalhar a conversão. 

Não se esqueça de usar das boas práticas para evitar a captação ativa que é vedada pelo Código de Ética.

Definidos os objetivos, devemos criar pequenas metas para mensurar as ações realizadas ao longo do tempo e observar se estamos próximos ou distantes dos objetivos. 

Aqui, o adequado é contar com a Metodologia Smart para definição das metas:

Metodologia SMART

As redes sociais para advogados precisam de um bom planejamento de conteúdo 

Para otimizar a gestão de redes sociais para advogados, o planejamento de conteúdo é primordial.

Nós já falamos um pouco sobre o marketing jurídico de conteúdo e em como essa ferramenta é a base para o posicionamento digital do profissional da advocacia. 

Vender soluções jurídicas não é algo simples e o consumidor atual utiliza da internet para buscar informações específicas sobre suas dores.

Isso quer dizer que a melhor maneira de alcançar mais pessoas por meio das redes sociais é demonstrar sua autoridade por meio de bons conteúdos.

Informativos sobre áreas de atuação, explicações práticas sobre leis recentes, tudo pode ser feito em formato de posts ou vídeos. Crie uma comunicação acessível e vá em frente.

Faça um calendário de publicações (indico semanal ou quinzenal) para programar a produção e postagem dos conteúdos nas suas redes.

Uma dica interessante é levar em conta as datas comemorativas que possam fazer sentido para seu público.

Relacione-se com as pessoas presentes em suas redes sociais

Uma das várias possibilidades que as empresas e profissionais têm com o uso das redes sociais, é a interação com o público.

Estimule-os, queira saber opiniões a partir dos comentários, responda dúvidas e mantenha contato com as pessoas. 

É necessário saber o que seu cliente está pensando/buscando e as redes sociais são um bom parâmetro para essa análise. 

Entenda como a MaxJus pode ser um ponto-chave para sua estratégia!

Até aqui você pôde entender mais sobre a importância das redes sociais para o posicionamento digital de um advogado e o passo a passo para estruturar ações assertivas nestes canais. 

As pessoas estão no Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube e TitkTok e são impactadas diariamente com quem possui algo a oferecer. 

Por que você, advogado, não pode fazer isso também? Use nossas dicas para qualificar sua estratégia e mão na massa!

Enquanto isso, que tal contar com uma plataforma para desenvolver ainda mais o contato com um potencial cliente? Com a MaxJus você:

  • Simplifica sua prospecção para novos fechamentos;
  • Conta com um design e estética agradável que chama a atenção das pessoas;
  • Reduz o esforço e custo necessários para se criar uma página na internet;
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  • Se mantém informado sobre temas relacionados a marketing jurídico, inovação e empreendedorismo;
  • Conta com a qualidade de serviço e suporte ao cliente.

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Gutemberg Amorim
Gutemberg Amorimhttps://gutembergamorim.com.br/atendimento/
Atuação com destaque nas áreas previdenciária, trabalhista, consumerista e planos de saúde. Graduação em direito pela PUC- Goiás, pós-graduação em Direito Médico pelo instituto Legale Educacional, pós-graduação em Direito Empresarial – LLM pelo FGV e Curso de Extensão em Direito Previdenciário - Damásio. Contato: (62) 98175-1315 e contato@gutembergamorim.com.br

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