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segunda-feira, 22 de abril de 2024

Dia das Mães x Economia x Consumo Concorrência

Eu, Giselle Fabbro, Consultora Financeira da GFR Consulting, destaco que a concorrência incentiva as empresas e a eficiência, amplia a escolha dos consumidores, contribui para redução dos preços, melhora a qualidade e gera valor para compra e venda de produtos e serviços.

No entanto, no atual momento econômico, onde o dinheiro da população não acompanha os juros da economia de mercado e, a inflação desacelera o consumo … a realidade é que somos metralhados por ofertas de produtos e serviços de qualidade, com preços e valores atraentes, que competem entre si pelo dinheiro do consumidor.

E nesta linda data – Dia das Mães – porém, super comercial … o que vivemos é uma concorrência louca com ofertas das mais variadas … serviços de estética que competem com a venda de buquê de flores, que competem com celulares, que competem com roupas e sapatos, que competem com pacotes de academia, que competem com serviços odontológicos, que competem com cesta de alimentos, que competem com oferta de investimentos … afinal, com os preços nas alturas – itens de necessidade e planejamento viraram presentes!

E todo este cenário pode ser explicado por Michael Porter – “lidar com a concorrência está no centro de uma estratégia de negócio. Afinal, as empresas estão no mercado disputando a atenção, o interesse e o bolso do consumidor”.

No entanto, é comum que as empresas tenham uma visão míope sobre quem são seus concorrentes; porque a concorrência de um setor não se manifesta apenas nos concorrentes, mas também, em outros atores que tensionam forças no mercado.

Sendo assim, o nível de competitividade de um setor pode ser determinado, 50%, pelo conjunto das 5 forças de Porter– rivalidade entre os concorrentes, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, entrada de novos concorrentes e ameaça dos produtos ou serviços substitutos, que impactam no sucesso e no potencial de lucro de um negócio. Quanto mais fracas são as forças coletivamente, maiores são as chances de um bom desempenho.

E, alerto que os outros 50%, que determina o nível de competitividade e posicionamento de um setor, está relacionada com a organização e planejamento financeiro – quer seja pessoal ou empresarial … e nesta parte, a transformação acontece apenas se você quiser!

Até a próxima!

Autora:

Giselle Fabbro CRA 068064, Consultora Financeira Empresarial & Pessoal/Investimentos

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