17.9 C
São Paulo
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Você sabe onde se coloca o símbolo da marca registrada?

Você sabe onde se coloca o símbolo da marca registrada?

Onde usar marca registrada?

A posição fica a critério de cada um e o tamanho também, mas é aconselhado que coloque em uma proporção discreta, sem chamar mais atenção do que o nome da marca em si.

Como sugestão o símbolo é usado ao lado direito na parte superior ou inferior do nome da marca.

Você pode colocar apenas o R ou MR de “marca registrada”.

Quem pode usar?

Só pode usar o ® de registro quem tiver a marca devidamente com o registro de marca junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), que é o órgão responsável pela propriedade industrial. Que controla as marcas em todo território nacional.

Quem não tiver obtido o certificado não pode fazer uso desse símbolo e da marca, pois poderá responder por falsidade ideológica. O uso inadequado da marca, também pode ser caracterizado como propaganda enganosa, fralde e concorrência desleal, que pode levar você a responder uma ação judicial com cobrança de multa por uso indevido, danos morais e royalties.

Como saber se minha marca pode ou não ser registrada?

Consulte as marcas já registradas
Antes de pensar em sua marca e em seu registro, é importante fazer uma consulta ao Sistema de busca de marcas do INPI. Nele, descubra se já existe alguma marca com o nome ou o desenho que você pretende registrar. A prioridade para o registro é sempre da empresa que o solicitou primeiro, mesmo que o processo ainda não esteja concluído.

Você sabia?

O INPI oferece desconto a microempresas, microempreendedores individuais, pessoas físicas e cooperativas. Para se informar mais detalhadamente, consulte os valores cobrados no portal da entidade.

Proteja a sua marca

Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente de possíveis copiadores e da concorrência, além de ganhar espaço no mercado.

Se Você Se Preocupa e Quer Proteger a Sua Marca. Consulte sempre uma empresa segura.

Marca e Patentes VIX garante o sigilo da informação da sua marca.

Entre em contato conosco. Ligue-nos ou mande uma mensagem pelo WhatsApp / Telegram (027) 99729 3505

Se preferir pode solicitar uma busca da sua marca junto ao INPI. Iremos lhe enviar um dociê com o resultado de busca e viabilidade de registro da sua marca.

® Busca do seu nome comercial / empresarial gratuita.

® Não há mensalidade / trimestralidade / anuidade.

® Somos certificados no INPI.

® Termo de garantia de serviço.

Fonte: Marcas e Patentes VIX

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio