Os consumidores maduros no Brasil representam mais de um quarto da população , eles buscam benefícios tangíveis nos produtos que compram, além de encontrá-los facilmente em seus formatos de loja favoritos, 22% afirmam ser fiéis a um formato particular.
Esta geração de compradores maduros tem hábitos de compra particulares, adquirindo regularmente produtos para reabastecer suas despensas.
Recentemente, a Assembleia Geral da ONU declarou a década 2021-2030 como a Década do Envelhecimento Saudável, entre seus principais objetivos está o desenvolvimento e a manutenção da capacidade funcional que permitem aos adultos garantir seu bem-estar na velhice.
No Brasil, de acordo com dados da mesma organização, estima-se que 29% da população total têm 60 anos ou mais em 2021 e, até 2031, 4 em cada 10 brasileiros farão parte desse grupo, o que representa uma interessante dinâmica de consumo.
Em um estudo da NielsenIQ, observamos que a geração madura de compradores é responsável por quase metade de todos os lares de compradores. Estes lares com adultos acima de 60 anos estão concentrados principalmente nos níveis socioeconômicos alto e baixo , enquanto 85,1% destes lares não têm pessoas com menos de 17 anos de idade vivendo neles.
Os canais favoritos da geração madura
22% desses compradores dizem que são fiéis a sua loja habitual, onde fazem compras menores para reposição de itens. Emergência e abastecimento são os demais principais motivadores de compras da geração.
As compras de reposição são feitas, em sua maioria, no Cash&Carry e Pequenos Supermercados, canal este que teve a sua frequência de visitas reduzida em 2021, porém compensada pelo aumento de 23,2% no ticket médio .
Os consumidores maduros estão mais dispostos a pagar por atributos premium e que trazem diferenciais para produtos de certas categorias. Eles estão dispostos a pagar um preço 152% maior do que a média da categoria por limpadores de superfície que contêm detergentes especiais e 59% mais para produtos de limpeza pesada. Outra categoria que se destaca neste comportamento é a água mineral, onde os consumidores maduros pagariam 48% mais pela água com gás.
Além das compras de limpeza e abastecimento, observamos que este grupo de consumidores também é mais fiel às marcas premium, principalmente para categorias como papel higiênico e sabão para roupas.
Oportunidades à vista
As diferentes indústrias de produtos de giro rápido têm a oportunidade de atender às necessidades e desejos da crescente faixa de consumidores maduros, desenvolvendo e disponibilizando produtos e serviços projetados especialmente para eles ou que comuniquem de forma clara os benefícios intrínsecos.
Conheça mais detalhes sobre as demandas do consumidor maduro, seus canais favoritos e quais as tendências de saúde eles mais se preocupam para fazer parte de seus carrinhos de compras e aproveitar as oportunidades que este segmento apresenta.
Por: Willians Fiori
Especialista em mercado longevidade desde 2003
Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia
Gerente de Relações Institucionais Ontex do Brasil | Geração de demanda | Novos Negócios
Professor Docente da Pós Graduação em Gerontologia do Hospital Albert Einstein
Professor Docente do Curso de Negocios para longevidade do Insper
Host e criador do Gerocast Podcast
Membro e criador do grupo de estudos sobre longevidade Envelhecimento 2.0