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terça-feira, 23 de abril de 2024

Consumidores maduros: Oportunidades que esta geração representa para o mercado

Consumidores maduros: Oportunidades que esta geração representa para o mercado
Consumidores maduros: Oportunidades que esta geração representa para o mercado

Os consumidores maduros no Brasil representam mais de um quarto da população , eles buscam benefícios tangíveis nos produtos que compram, além de encontrá-los facilmente em seus formatos de loja favoritos, 22% afirmam ser fiéis a um formato particular.

Esta geração de compradores maduros tem hábitos de compra particulares, adquirindo regularmente produtos para reabastecer suas despensas.

Recentemente, a Assembleia Geral da ONU declarou a década 2021-2030 como a Década do Envelhecimento Saudável, entre seus principais objetivos está o desenvolvimento e a manutenção da capacidade funcional que permitem aos adultos garantir seu bem-estar na velhice.

No Brasil, de acordo com dados da mesma organização, estima-se que 29% da população total têm 60 anos ou mais em 2021 e, até 2031, 4 em cada 10 brasileiros farão parte desse grupo, o que representa uma interessante dinâmica de consumo.

Em um estudo da NielsenIQ, observamos que a geração madura de compradores é responsável por quase metade de todos os lares de compradores. Estes lares com adultos acima de 60 anos estão concentrados principalmente nos níveis socioeconômicos alto e baixo , enquanto 85,1% destes lares não têm pessoas com menos de 17 anos de idade vivendo neles.

Os canais favoritos da geração madura

22% desses compradores dizem que são fiéis a sua loja habitual, onde fazem compras menores para reposição de itens. Emergência e abastecimento são os demais principais motivadores de compras da geração.

As compras de reposição são feitas, em sua maioria, no Cash&Carry e Pequenos Supermercados, canal este que teve a sua frequência de visitas reduzida em 2021, porém compensada pelo aumento de 23,2% no ticket médio .

Os consumidores maduros estão mais dispostos a pagar por atributos premium e que trazem diferenciais para produtos de certas categorias. Eles estão dispostos a pagar um preço 152% maior do que a média da categoria por limpadores de superfície que contêm detergentes especiais e 59% mais para produtos de limpeza pesada. Outra categoria que se destaca neste comportamento é a água mineral, onde os consumidores maduros pagariam 48% mais pela água com gás.

Além das compras de limpeza e abastecimento, observamos que este grupo de consumidores também é mais fiel às marcas premium, principalmente para categorias como papel higiênico e sabão para roupas.

Oportunidades à vista

As diferentes indústrias de produtos de giro rápido têm a oportunidade de atender às necessidades e desejos da crescente faixa de consumidores maduros, desenvolvendo e disponibilizando produtos e serviços projetados especialmente para eles ou que comuniquem de forma clara os benefícios intrínsecos.

Conheça mais detalhes sobre as demandas do consumidor maduro, seus canais favoritos e quais as tendências de saúde eles mais se preocupam para fazer parte de seus carrinhos de compras e aproveitar as oportunidades que este segmento apresenta.

Por: Willians Fiori

Especialista em mercado longevidade desde 2003

Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia

Gerente de Relações Institucionais Ontex do Brasil | Geração de demanda | Novos Negócios

Professor Docente da Pós Graduação em Gerontologia do Hospital Albert Einstein

Professor Docente do Curso de Negocios para longevidade do Insper

Host e criador do Gerocast Podcast

Membro e criador do grupo de estudos sobre longevidade Envelhecimento 2.0

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