15 C
São Paulo
quinta-feira, 30 de junho de 2022

Lançamento do livro ‘Olhares e Releituras’ acontece no MAR _Museu de Arte do Rio

Obra discute o que é arte, o processo de criação dos últimos 150 anos e a inclusão social e expressiva de pessoas vulneráveis

De autoria de Jacob Klintowitz, escritor e crítico de arte, a obra ‘Olhares e Releituras’ reúne 17 artistas brasileiros que fazem parte da história do Instituto Olga Kos. Nomes da arte contemporânea que compartilharam suas vivências e conhecimento com os beneficiários da instituição (pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social), o livro destaca o protagonismo do aluno e a importância de sua inclusão social. Neste caso, ajudado pela criação artística. São eles: Yutaka Toyota, Claudio Tozzi, Marcello Grassmann, Caciporé Torres, Takashi Fukushima, Carlos Araújo, Ivald Granato, Newton Mesquita, Luise Weiss, Rubens Matuck, Ermelindo Nardin, Eduardo Iglesias, Gustavo Rosa, Inos Corradin, Marysia Portinari, Isabelle Tuchband e Verena Matzen. O evento de lançamento está previsto para o dia 19 de março no MAR (Museu de Arte do Rio) em menção ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março).

“A pesquisa é a história da nossa vida”, compartilha o escritor e crítico de arte Jacob Klintowitz. O projeto Olhares e Releituras surge da necessidade de aprofundar a discussão sobre o processo criativo dos últimos 150 anos, ampliar a participação e inclusão de pessoas vulneráveis e explicar a obra dos artistas colaboradores. A concepção da obra (que  teve duração de um ano) consolida imagens dos arquivos do IOK, o ensaio sobre o processo criativo inovador desde o século passado, as análises críticas das obras dos 17 artistas e, por fim, o ensaio sobre o protagonista escritos por Jacob Klintowitz que acrescenta: “Um livro fortíssimo, necessário, visualmente belo e com discussões importantes sobre a arte e o processo de criação, a liberdade e a inclusão social e expressiva de pessoas vulneráveis. Esta obra discute qual é o processo de criação nos últimos 150 anos, qual o entendimento da arte e do artista que amplia o conceito do humanismo. A arte é pioneira no novo entendimento do ser humano. O protagonismo na sociedade atual. Cada um dos 17 artistas recebeu uma análise crítica e mostramos o resultado de suas aulas magníficas. Estou feliz por ter feito este livro”, conclui.

Serviço

Evento: lançamento do livro ‘Olhares e Releituras’

Onde: MAR _ Museu de Arte do Rio

Endereço: Praça Mauá, nº 5, centro, Rio de Janeiro

Data: 19 de março de 2022

Horário de funcionamento: a partir das 12 horas

Deixe uma resposta

Leia mais

Patrocínio