16.6 C
São Paulo
sexta-feira, 19 de abril de 2024

SHIBA INU

SHIBA INU

No universo das criptomoedas há contínuas inovações e algumas incrivelmente promissoras, após muito ter eu publicado sobre bitcoin (BTC), ether (ETH), ripple (XRP), binance coin (BNB), tehter (USDT), cardano (ADA), litecoin (LTC), bitcoin cash (BCH), percebo a necessidade de esclarecer e talvez manifestar meu interesse financeiro para uma modalidade ainda mais ousada entre as moedas inscritas em BlockChain.

Toda “moeda” pertence ao BANCO CENTRAL de sua nação, uma Criptomoeda é uma moeda digital e descentralizada, criada em uma rede BlockChain com sistema de criptografia digital tão avançado que protege todas as transações em que ela é envolvida: tipologia, quantidade, movimento no tempo e dados de quem transaciona.

Uma Moeda digital (por enquanto) e descentralizada, não podendo, portanto, nenhum governo controlar, autorizar emissão, transferir, intermediar, estes poderes todos são exclusivos dos próprios usuários.

O termo BlockChain indica um sistema de envio e recebimento de blocos de dados, informações, via internet, partes de códigos gerados online que reunidos carregam informações financeiras, bloco de dados que formam uma corrente virtual, por isto o nome “corrente de blocos”, por meio de dados criptografados.

É a criptografia um sistema para “embaralhar informações, dados” de forma que somente quem possuir o codigo de leitura, chamado de “chave criptográfica” consiga decifrar, e por causa deste sistema de seguranca de dados estas moedas são denominadas CRIPTOMOEDAS.

O BTC desde sua criação teve uma estrategia quantitativa, isto é, SATOSHI NAKAMOTO(pseudônimo que preserva com eficacia até hoje a identidade do criador) criou apenas 21 milhoes de bitcoins, e os escondeu fracionados em micro porções, por meio de algarismo criptografados, tão eficaz e intrigante é esta operação que até hoje foram MINEIRADAS aproximadamente 19 milhoes de unidades, restando apenas 2 milhoes de bitcoins a ser descobertos. Maior o esforço e maior é o valor da criptomoeda, menor a quantidade remanescente maior o valor, e ainda resta uma cota de controle da moeda no pen drive do criador, tendo ele guardado para este fim 1,1 milhoes de BTC.

O ETH nasceu em vez já com uma estrutura BlockChain revolucionaria, sendo que Vitalik Buterin a criou com a pretensão de oferecer uma REDE DESCENTRALIZADA, então não apenas desbancar a descentralização dos bancos centrais com uma moeda independente, mas tambem descentralizar o controle da REDE INTERNET com uma nova rede chamada de ETHEREUM , o BlockChain, que utiliza um ledger, livro registro público e compartilhado para descentralizar a rede, de forma que a rede Ethereum não estará assim sob o controle de uma única entidade.

Seu token é o Ether criado com cerca de 72 milhões de criptomoedas e podemos ousadamente dizer que seu desempenho financeiro se dá em função da valorização e upgrades da própria rede Ethereum, bem mais rápida e que permite a execução de smart contracts.

A XRP é o token da Plataforma de pagamentos Ripple, que funciona como um Banco, o sistema permite a transferencia de criptomoedas (todas) ou de moedas nacionais, convertendo o valor em Criptomoeda de referência XRP com valor unitario de 0,77 USD e capitalização de 36,8 Bilhões de USD.

O BNB é o token da BINANCE, foi lançado em 2017 para ser a criptomoeda da plataforma criada por Changpeng Zhao. A BINANCE descentraliza as BOLSAS DE VALORES, nasceu com a pretensão hoje bem consolidada de fornecer uma bolsa global de criptomoedas com plataforma eficaz para negociar mais de 100 criptomoedas, é a maior EXCHANGE de criptomoedas do Mundo, com valor unitario de 426,25 USD, com aproximadamente 169 milhoes de unidades em circulação.

O Token USDT criado por Junior Villet diferentemente da ideologia por traz do BTC e do ETH cuja proposta principal é a “descentralização”, opera em vez na proposta contraria buscando a “centralização e estabilização” de uma criptomoeda, por isto é chamada de “STABLECOIN”, rastreada em Dólares americanos funciona com protocolo OMNI por endereço Theter, como dissemos é atrelado ao Dolar americano, 1 USD equivale a 1 USDT sempre.

E finalmente chegamos a uma nova modalidade de cripto-valores que nasceu dentro da oportunidade da rede Ethereum que são as MEME COINS, são token sem lastro e sem valor inerente, o que é comercializado é o meme diretamente relacionado ao cripto-valor. Um pool de liquidez estabelece o valor inicial e o valor adicional é formado pela quantidade de pessoas quer compram a meme dando-lhe assim um valor intrínseco de negociação, ou seja, vale o que o vendedor pensa que vale na medida que encontra um comprador que tambem pensa que o meme vale o valor indicado pelo fornecedor.

Inicialmente era preciso ser um excelente desenvolvedor para criar uma moeda, precisava de um endereço uma destinação de uso, um proposito, um lastro, uma quantidade fundamentada e um conjunto de habilidades para permitir o nascimento de uma criptomoeda, hoje é possivel criar uma meme coin a partir de um simples aplicativo de uso público, pagar uma pequena taxa, se inscrever e pronto, criou a sua própria cripto meme coin, agora é só fornecer a liquidez da moeda.

Provavelmente é por esta razão que existem assim tantas meme coins, com suprimento de circulação superdimensionado calculado em “quatrilhões de unidades”.

A madre das meme coin é a doge coin criada em 2013, e em agosto 2020, sim apenas dois anos atras, em plena pandemia, quando todo o planeta estava exiliado em sua residencia, tempo em que todos os aplicativos de jogos de internet foram um sucesso, aplicativos de traders, promessas de lucro ficando em casa, apostas sobre jogos, neste cenário a meme coin SHIBA INU nasceu com o proposito de se confrontar com a dogecoin com protocolo ERC-20 da Ethereum.

A história desta meme coin começa com um pseudônimo (não se sabe se é um grupo de pessoas ou uma única pessoa que se esconde por traz do pseudônimo) RYOSHI, e com uma grande jogada de marketing, o token tem um suprimento limitado de 1 quatrilhão de unidades mas 50% deste valor foi enviado ao cofundador da rede ethereum Vitalik Buterin, e este rapaz, pasmem, diz que destruiu 90% dos token SHIBA INU recebidos, isto equivale hoje a 6,7 Bilhões de Dólares americanos, e disse que destinaria o restante 10% que guardou para instituições de caridade, desta forma estão em circulação hoje hipoteticamente 60% das SHIB.

É uma meme coin, ou seja sem lastro, Ryoshi comecou a comercializar a meme coin pelo valor (por ele atribuído) de 0,000000000189 de USD, uma curiosidade: o White paper da SHIB é chamado de Woof Paper , como o som de um latido de cachorro (justamente a imagem da meme coin é um cachorrinho SHIBA INU). O white paper de uma criptomoeda é o documento de apresentação com a missão e o eventual projeto financeiro para atrair os potenciais investidores.

No ultimo semestre 2021 rumores de alta da meme coin atraíram centenas de milhares de novos apostadores que especulavam na maior alta sem fundamento de lastro, seguindo a aposta de Elon Musk admirador da brincadeira financeira, e elevando o valor do token para 0,000079 de USD com previsão de alta.

Uma operação financeira se tornou pública por seus resultados incríveis, em 2020 um único investidor comprou 70 trilhões de SHIB por 13.000 dólares e que hoje valem mais de 5 bilhões de dólares americanos, sim, estamos falando sempre daquela meme-coin com a face de cãozinho, sem qualquer valor intrínseco de lastro e que vale o que o comprador e o vendedor acham que vale para eles.

Mas agora vamos para as notícias atuais, já estamos em 2022 e as informações da rede ethereum indicam que 51% das carteiras que guardam alguma quantidade de SHIB compraram o ativo digital quando ele custava mais caro do que o seu preço atual, ou seja, estão no prejuízo, 6% estão no “zero a zero”, sem lucro nem prejuízo. Ou seja ,57% dos endereços SHIB não tiveram nenhum lucro com os seus investimentos.

Desde a máxima de 0,000079 USD a meme-coin despencou quase 65% até achegar a os atuais US$ 0,000033.

Quem comprou SHIB continua com ela na carteira e acredita que haverá uma nova alta gigantesca, a esperança tambem é calçada pelo fato real que a SHIB se tornou uma das 10 maiores criptomoedas do mundo por valor de mercado, superando a marca de 40 bilhões de dólares e ultrapassando a dogecoin como a maior meme-coin do planeta.

Meu conselho? O Valor da SHIB é ainda assim tão baixo que ainda permite apostar nela (mas não com o intuito de investimento) sem qualquer dano, sendo que poucos dólares já são suficientes para participar da brincadeira financeira e pagar um belo sonho lastreado na capacidade sonhadora dos participantes, e assim você sabe nem, sonhos não tem preço, portanto é um jogo, uma meme coin, divirta-se e aproveite.

Dr   Nazir Angelo Disanto

Investor and CEO GRUPO PERLATENDA

ntanb01@hotmail.com

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

CRYPTO MINER

NFT

DAY TRADE

Patrocínio