25.6 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

CRYPTO MINER

Crypto Miner ou “mineração de criptomoedas” é o processo de validação e inclusão de novas exclusivas transações na BlockChain resultado de novas moedas digitais criadas por meio da execução do protocolo.

Na pratica, é o trabalho da “empresa de Mineração” que coloca mais criptomoedas em circulação. Todas mineradoras seguem protocolos matemáticos estabelecidos pelos criadores das moedas.

O protocolo BITCOIN estabelecido no White Paper do projeto criado por Satoshi Nakamoto é o “Proof of Work”, nele está indicado “o passo a passo” tecnico matemático exigido para o funcionamento do algoritmo: De que forma operacionalizar o algoritmo, como oficializar a transação, como estruturar a operação no formato de validação e como publicar o resultado no Livro de registro do BlockChain.

A execução do projeto acontece por meio da utilização da capacidade de processamento de computadores, em troca da resolução de problemas matemáticos os “mineradores” recebem “criptomoedas”.

Ao transferir porções de criptomoeda para outro usuario, a transferência é registrada no Livro registro na BlockChain dentro de um Block, que é uma unidade de “medida cheia” pré-estabelecida no protocolo BlockChain, “o bloco” (Block) completado pelas transações financeiras registradas, é “selado” com um identificador, que funciona como um “cadeado” (Chain), isto dá o nome a estrutura BlockChain. Esta operação é chamada de HASH.

HASH é um algoritmo matemático que transforma qualquer bloco de dados em uma série de caracteres de comprimento fixo exclusivo e único.

Todos os HASHs são de 40 caracteres independente da quantidade de caracteres utilizados na entrada, nunca vao existir 2 HASH iguais.

Pronto, são os MINERs (mineradores) que decodificam os HASHs na BlockChain, pessoas físicas e empresas que utilizam seus computadores para manter em funcionamento e auditar o sistema mundial descentralizado de criptomoedas, em pagamento o MINER recebe criptomoeda.

Para desenvolver a HASH de um bloco o MINER soluciona por meio de hardwares e softwares, complexos cálculos matemáticos. Depois de finalizar o cálculo e encontrar o resultado, ele é publicado no registro para toda a rede, outros Miner auditam (é parte do processamento equacional) conforme o protocolo da criptomoeda contida no HASH, e após aprovação o novo block é adicionado à “cadeia”, e de imediato, recomeça uma nova competição pela verificação do proximo bloco seguinte, num ciclo continuo, 24 horas sobre 24.

A recompensa para o Miner é de 6,25 BTC por cada bloco minerado é o que dá cerca de 1,435 milhões de Reais na cotação de hoje (edição do artigo), um Bloco é minerado aproximadamente a cada 10 minutos, 37 unidades BTC por hora são incluídas na Block Chain, 900 BTC a cada 24 horas.

É importante sublinhar que desde a criação do BTC houve um grande aumento do volume de processamento e isto aumentou notavelmente o nivel de complicação equacional, mas tambem reduziu a compensação Miner por causa do White Paper BTC que estabelece um evento HALVING a cada 210 Mil Blocos Minerados.

Satoshi Nakamoto (pseudônimo que oculta a identidade do criador do BTC) criou a regra HALVING, com o objetivo de limitar o fornecimento da criptomoeda, isto porque existem apenas 21 milhões de unidades de Bitcoin, que possam ser mineradas, o final do evento de mineração BTC está previsto para acontecer em 2140.

A regra HALVING estabelece, como em um índice deflacionário que a cada 210 mil blocos minerados o premio a ser pago para as Mineradoras deve ser reduzido pelo 50% (halving em inglês “pela metade”), isto ocorre aproximadamente a cada 4 anos, os primeiros 210 mil Blocos foram minerados em 2012 naquele tempo o premio pago por MINER era de 50 BTC e foi reduzido para 25 BTC, o segundo HALVING foi em 2016 quando foi mais uma vez reduzido para 12,5 BTC, e o terceiro em 2020 quando foi reduzido ao premio atual de 6,25 BTC, o proximo HALVING é estimado para 2024 e deverá reduzir a compensação para 3,125 BTC por Bloco Minerado.

Eu lembro que em 2012 bastava conectar à rede da criptomoeda um computador simples, com apenas uma placa de vídeo, e deixá-lo ligado resolvendo os cálculos matemáticos do protocolo de mineração para assim produzir entorno de 60 reais por dia. Sendo porem que mais mineradores se juntaram à rede, hoje para minerar BTC é preciso montar uma fazenda de mineração com no minimo 8 RIG por cada computador, a exigência do poder computacional necessário para resolvê-los aumentou drasticamente, tornando necessario a utilização de hardwares de aplicação ASIC.

Por causa da complexidade crescente, as fazendas de mineração costumam se organizar em acordos entre mineradores que investem juntos para competir pela validação das transações com centenas de equipamentos.

Mas evidentemente, não existe apenas a mineração de BTC, existem protocolos de mineração para cada criptomoeda que existe no mercado.

A rede Ethereum utiliza oalgoritmo Ethash, é o protocolo inscrito no White Paper de mineração do ETH, mas a rede aceita protocolos de mineração para LTC (LITECOIN) e  DOGE (DOGECOIN) num processo de mineração Proof of Work, ou PoW, parecido com o processo do Bitcoin, mas que já pretende inovar neste ano 2022 mudando de PoW para PoS que é o protocolo Proof of Stake.

A mudança de Protocolo Ethereum eliminará a necessidade do atual alto poder computacional para validar o cálculo na BlockChain e, portanto, reduzirá o GASTO DE ENERGIA necessario para computação (este é o custo mais relevante do Miner).

A regra PoS é que: Qualquer Miner com 32 ETH custodiados em um SMART CONTRACT pode contribuir validando transações na BlockChain, recebendo assim compensações pelo STAKING (Prova de Participação no esforço computacional).

Os SMART CONTRACT são programas descentralizados que são executados conforme o white paper correspondente, sem o envolvimento de outro intermediário auditor.

Mas, vamos a pergunta que recebo continuamente dos meus amigos e leitores: Afinal,é bom ou não é bomeste negócio de mineração de criptomoedas?

Se o Miner focar apenas na mineração de Bitcoin deverá para obter sucesso dispor de grande capacidade computacional com custos elevados de energia, a mineração caseira não vale a pena, só vai gerar um gasto expressivo com energia elétrica. Se decidir minerar outras criptomoedas, ainda é viavel.

A mineração de ETH se propõe solucionar o tempo de processamento necessario nos blocos de transação.

No entanto que para minerar um bloco de BTC é preciso de aproximadamente 10 minutos de processamento, para verificar e extrair um bloco de transações de ETH gasta apenas 12 segundos, assim sendo é melhor minerar vários blocos de ETH dentro do mesmo tempo em que trabalharia em apenas 1 bloco BTC. A recompensa para cada bloco minerado no algoritmo Ethash é de aproximadamente 3 ETH, e também há recompensa pelas taxas das transações. 

Para minerar na rede Ethereum é preciso configurar o NODE fazer download da BlockChain e executar o NODE conectando-se a todos os outros NODEs tornando-se assim parte da rede cripto, com permissão para minerar e personalizá-la e acrescentar SMART CONTRACTs, criar aplicativos descentralizados, enviar e auditar transações.

Eu aconselho baixar um dos seguintes aplicativos para mineração Ethereum: Geth ou Ethermine

OGeth ésimples e fácil de usar, foi desenvolvido pela Ethereum, é uma das melhores opções para quem quer minerar por conta própria. Pode-se criar uma carteira e se preferir interface gráfica do usuário pode utilizar a carteira Mist Ethereum Wallet. O GETH após download permite por meio da opção geth help visualizar todos os comandos. Digitando “geth” conecta o NODE à rede principal e disponibiliza os BLOCKs para download.

O segundo software que indico é o Ethermine, não é necessário se registrar no POOL, permite mineração de forma anônima (o que é uma grande vantagem), os relatórios de HASH são precisos é o sistema é capaz de adicionar 66 BLOCKs por hora, o MINER pode escolher operar no HOST da Asia, ou no HOST da Europa, ou EUA HOST ou America do Sul Host. Fornece suporte para Nvidia e AMD em ambiente Windows ou Linux. O Software permite planejar o saque, desde o piso mínimo de 0.05 ETH a 10 ETH, a transferências dos ativos ganhos é imediata e certa, e para qualquer problema o Suporte Tecnico é rápido e profissional.

É possivel ainda lucrar na própria residência, mas leva tempo. Para estimar ganhos, eu gosto de acessar https://whattomine.com/ , logo na primeira página há uma planilha dinamica estimativas de rendimentos com base em dados que o usuario deve preencher na planilha a disposição, onde constam: Tipo da placa de vídeo utilizada e o preço da energia elétrica em sua região, mas de qualquer forma, vamos fazer um cálculo simples: Com um investimento da ordem de 50 mil reais, 1 RIG de 8 placas GEFORCE CTX ou  Nvidia RTX3060 TI, minerando ETH, pode obter após descontar os custos de energia, uma liquidez equivalente a 110 Reais por dia,  investindo o mesmo valor na poupança (0,022% dia) receberia entorno de 11 reais, investindo os 50 mil reais em qualquer bom título: TESOURO, SELIC, CDB poderia chegar a 15 Reais por dia, bem distante do resultado obtido na mineração, perdendo tambem na adrenalina da expectativa, a mineração de criptomoedas provoca um tal estado de estress que o minerador verifica seu aplicativo de 10 a 30 vezes por dia para saber quanto acumulou em sua carteira, e já imaginou se conseguir um evento de recompensa por bloco Hash?

É desta semana a super noticia de 2 MINERs de Minas gerais, os dois de forma individual conseguiram sozinhos, minerar um BLOCK e cada um deles recebeu 1,5 milhoes de reais, aí o negocio muda ne, mas, é um evento excepcional.

O primeiro caso ocorreu dia 11 de janeiro, um minerador de um pool independente conseguiu a recompensa com poder de computação de 126 TeraHashes por segundo (TH/s) tinha ativado as suas máquinas dois dias antes.

Dois dias depois, e ainda na mesma cidade, outro minerador do mesmo pool independente de mineração, utilizando poder de computação de 116 TeraHashes por segundo (TH/s), encontrou o bloco sozinho.

Os dois mineradores estavam em um pool independente operado pela SOLO CK, uma pequena empresa que detém apenas 779,43 Petahashes de poder de computação por segundo (PH/s), ou seja 0,43% do HASH RATE total do BTC.

Finalizando, lá vai o meu conselho:  É a mineração de criptomoedas viável em um planejamento focado na geração de Renda, após solucionar o custo energético, deve-se sempre calcular no projeto inicial a matriz energética para permitir o controle de temperatura dos processadores.

É possivel acompanhar por conexão remota, a carteira e a oscilação do patrimônio alcançado e a noite ainda… pode sonhar sem custo com um FULL HASH destrinchado.

Dr   Nazir Angelo Disanto

Investor and CEO GRUPO PERLATENDA

ntanb01@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

NFT

SHIBA INU

DAY TRADE

Patrocínio