22.1 C
São Paulo
quinta-feira, 14 de março de 2024

Atração e fidelidade de clientes dentro das startups brasileiras.

Como defende Keller (2006), construir uma marca forte proporciona um maior reconhecimento e lealdade do consumidor, permite uma estratégia de preços mais elevados, possibilita um custo menor de publicidade e aumenta o poder da barganha junto aos fornecedores, dentre outros.

A comunicação entre clientes e marcas tem se tornado cada vez mais horizontal. Até mesmo serviços bancários e alguns órgãos públicos têm aberto mão de protocolos enormes e vão além da resolução da internet, desta forma as empresas conseguem converter clientes em defensores das marcas, gastam menos com ações de marketing e garantem retorno a longo prazo.

Num mercado atual cada vez mais competitivo, as startups têm se destacado e movimentado a economia atual gerando muitas oportunidades para os brasileiros como é o caso das seguintes: HubLocal, Anula Multa, Agenda Edu, Go Gamers dentre tantas que surgiram nesse ecossistema empreendedor.

     Nestes tempos de grandes mudanças, globalização e competição de mercado as empresas necessitam buscar estratégias de marketing que lhes propiciem vantagens competitivas em ambientes de negócios crescentes, complexos e dinâmicos.

Hoje os clientes estão mais informados que nunca, eles possuem ferramentas para verificar os argumentos das empresas e buscar as melhores alternativas.

Eles têm maior diversidade de produtos em ciclos cada vez menores, ciclos de vida mais acelerados para os produtos, reestruturações, fusões organizacionais e avanços tecnológicos que permitem novas formas de relacionamento entre consumidores e fornecedores (DOMINGUEZ, 2000).

Destacamos abaixo a Startup Go Gamers, uma startup voltada para o cenário de esports (esportes eletrônicos), vencedora do primeiro lugar do DemoDay 2021, programa de aceleração realizado pelo Sebrae, denominado de StartupCE .

A Go Gamers é uma startup voltada para o mercado de esports em fortaleza, que teve que se adaptar a essas grandes mudanças dentre elas uma pandemia global, tendo em vista que startups são novas formas de se reinventar até mesmo durante pandemias a Go Gamers teve que adaptar também sua visão e estratégia de mercado.

Anteriormente somente desenvolvendo estratégias presenciais até 2019 em eventos como Riomar Esports, LCES e Sana Games buscando investir em alternativas, para fincar um novo publico o publico gamer, que hoje em dia movimenta um mercado bilionário em todo o globo.

As estratégias tiveram que ser revertidas para um novo mundo, o mundo totalmente virtual visando manter os mesmos consumidores (gamers) em nossa plataforma realizando novas inserções e nos adaptamos ao digital assim conseguindo até atingir mais que nossa base prevista para 2020.

Estratégias:

ligas e eventos totalmente virtuais com inscrições na gogamers.pro a plataforma oficial da startup.

inclusão de patrocinadores nos eventos como a atual patrocinadora Solar Coca-Cola entre outros parceiros como: Tv cidade, Texnet, etc.

remodelamento de gestão de campeonatos e equipe para suportar todos os times .

criação de ligas nordestinas com campeonatos gratuitos visando a inclusão social do jogo Free Fire.

estúdio De Transmissão próprio 

investimento em Marketing de conteúdo, relacionamento para uma comunicação efetiva com o público.

Divulgação midiática .

A percepção de valor é subjetiva, em que cada um tem a sua e não muda, por isso faz-se necessário estudar constantemente o mercado, para elaborar uma pesquisa com esses dados.

Mas o valor é um fator que está fora da organização e pertence a cada cliente, não há como ser manipulado.

Outro ponto importante é que, cada vez mais os serviços estão disponíveis com mais facilidades e os prestadores vêm aumentando cada vez mais nos últimos tempos. As empresas, independentemente do setor de atuação, nunca tiveram tanto acesso a tecnologia para conhecer seus clientes e aprender a se relacionar com eles. 

Para finalizar, vale destacar que quanto mais o cliente se sente seguro em relação à empresa, mais tranquila se torna a relação comercial, pois na medida em que a identidade se fortalece e o cliente consegue entender a organização que ela expressa, suas barreiras tendem a cair, criando ambientes negociais mais propícios para o atingimento das metas.

Barbara Carvalho
Barbara Carvalhohttp://gogamers.pro
26 anos, MBA em Marketing Internacional, Redatora, CMO na Startup cearense Go Gamers, organizadora de eventos voluntária no Rapadura Valley, apaixonada por empreendedorismo e inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio