27.9 C
São Paulo
sexta-feira, 8 de março de 2024
spot_img

Gestão de Pessoas

Sabe-se que o principal ativo de uma organização é o ser humano, e este precisa ser motivado, saber de seus direitos e deveres, é preciso haver enfoque nos papéis profissionais e em quem os realiza.

Segundo Chiavenato (2008), é preciso saber administrar, efetuar uma gestão eficaz, e antes de qualquer coisa necessita-se saber que administrar significa possuir um conjunto de esforços que tenham por objetivo o planejamento, a organização, a direção ou liderança, a coordenação e o controle das atividades de um grupo de pessoas que tenham os objetivos em comum. Deste modo a área de recursos humanos torna-se essencial em uma organização.

Gestão de pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais como individuais. (CARLOS, 2001, p.17)

Os colaboradores têm um papel fundamental para a empresa, pois são eles que contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização.

Atualmente para uma organização capacitada, flexível ao mercado, bem estruturada e competitiva não se restringe apenas as tecnologias, mas passam também pela valorização, reconhecimento, bom relacionamento, motivação, capacitação e investimentos em seus colaboradores.

Todas as características que citamos acima, são práticas da área de gestão de pessoas e, para que isso seja possível, inúmeros mecanismos foram desenvolvidos. Os mecanismos envolvem diversos processos, como planejar os objetivos da empresa e quais são os funcionários que estarão envolvidos para o progresso dessa meta. Por isso, é essencial que os membros da equipe de gestão estejam alinhados com os colaboradores, visando a satisfação de todos. Entende-se que os objetivos da empresa estejam de acordo com os objetivos pessoais e profissionais de cada funcionário.

Autoras:

Tatiana dos Santos Pereira, graduada em Administração, Especialização em Gestão Estratégica e de Negócios, Especialização em Gestão Financeira e Contábil, Especialização em Controladoria e Finanças Empresariais pela Faculdade Integrada Santa Cruz, Especialização em Gestão Pública com Habilitação em Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Paraná.

Jaqueline Robes dos Santos Mizidio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio