27 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

1º Simpósio Internacional Brahman/BoicomBula será no sábado

O evento apresentará o resultado da 1ª Prova de Eficiência e Performance da raça e ocorrerá em Itatinga/SP

A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) realizará o “1º Simpósio Internacional Brahman/BoicomBula” no próximo sábado, 27 de novembro, a partir das 9h, na Agropecuária Verdana, em Itatinga/SP. O evento marca o encerramento da 1ª Prova de Eficiência e Performance BBB, que avaliou a parte reprodutiva, a eficiência alimentar, a qualidade de carcaça, características morfológicas, dentre outras características, de cerca de 90 machos e fêmeas da raça, manejados dentro do sistema a pasto, com suplementação, e confinamento na fase de terminação. A expectativa é de que participem criadores de várias regiões do país. Toda a programação será transmitida ao vivo pelos canais ABCZ TV, Lance Rural e MF Rural.

Antes do simpósio, os participantes irão acompanhar o julgamento morfológico dos animais para definição dos melhores indivíduos de cada grupo contemporâneo da prova, bem como o Grande Campeão, o Reservado Grande Campeão, a Grande Campeã e a Reservada Grande Campeã. Quem conduzirá o julgamento será o médico-veterinário, Fernando Baldomar, que é gerente Geral de ASOCEBU (Associação dos Criadores de Zebu da Bolívia).

Na sequência, o Simpósio terá início com palestras técnicas, divulgação do resultado da prova e mesa-redonda. O presidente da ACBB, Paulo Scatolin, abordará as perspectivas para o futuro da raça Brahman. Na sequência, o médico-veterinário da DGT Brasil, Giovani Daminelli, falará sobre a “Importância da avaliação da ultrassonografia como critério de seleção na raça Brahman”. Já a pesquisadora do Instituto de Zootecnia, Renata Branco, ministrará palestra sobre a “Eficiência alimentar como critério de seleção do Brahman” e irá apresentar os resultados das avaliações de Consumo Alimentar Residual da prova.

O médico-veterinário e membro do Conselho Técnico da ACBB, Alex Miyasaki, abordará como foi feito o desafio de precocidade das novilhas participantes da prova e os resultados. Na sequência, o diretor da BrasilcomZ – Zootecnia Tropical, William Koury Filho, apresentará os resultados gerais da 1a Prova de Eficiência e Performance BBB.

Já o tema “O Brahman na América do Sul” será tema da palestra do gerente geral da ASOCEBU, Fernando Baldomar. Uma mesa redonda sobre os resultados da Prova BBB, e com a participação de técnicos e criadores, finalizará o Simpósio.

Sobre a Prova BBB

Iniciada em julho, com a fase de adaptação, a prova contou com uma série de avaliações: Teste de Eficiência Alimentar, exame de ultrassonografia de carcaça, avaliação de tipo pelo método EPMURAS (Estrutura, Precocidades, Musculosidade, Umbigo, Raça, Aprumos e Sexualidade), avaliação de precocidade sexual das fêmeas e coleta de material para genotipagem.

A prova é realizada pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) e conta com a parceria da BrasilcomZ, ABCZ, Seleon Biotecnologia, Verdana Agropecuária, Bellman Trouw Nutrition, TSE Solar, IZ-Instituto de Zootecnia, Botu Pharma Biotecnologia Animal, Premium Gen, Zoetis, DGT Brasil, Neopecuária e GlobalGen.

Autora:

Larissa Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio