Primeira solo da artista visual Edilaine Brum acontece na Casa Contemporânea, na Vila Mariana

0
439

Ela já expôs em coletivas no Brasil, Colômbia, Portugal e França

A artista visual Edilaine Brum apresenta sua primeira individual em São Paulo intitulada “AR(e)S”, até 23 de outubro de 2021, na Casa Contemporânea, na Vila Mariana, em São Paulo. Com curadoria de Marcelo Salles, que a acompanha desde 2015, a artista, de Limeira, interior paulista, apresenta 30 obras recentes, entre esculturas, assemblages e desenhos.

Enquanto linguagens mais “clássicas”, a relação entre as esculturas e desenhos serão exploradas, além das assemblages, que trazem questionamentos formais e teóricos no âmbito da denominada arte contemporânea.

“A seleção das peças se deu a partir da idéia de uma exposição que focasse na produção mais recente, principalmente em escultura, as cerâmicas, em conexão com as assemblages (ou objetos), que tem muita importância em minha trajetória, e os desenhos seriados que indicam uma construção de pensamento que adquire uma formalização mais consistente nas esculturas”, afirma Edilaine Brum.

Publicidade

Esculturas
Serão apresentados três tipos de esculturas: modelagem manual (com argila de alta temperatura, queima em forno elétrico a 1240 ºC; com porcelana, queima em forno elétrico a 1240 ºC e com queima Raku – técnica milenar oriental).

Sobre a artista
Edilaine Brum nasceu em Limeira, em São Paulo (em 1972), onde vive e trabalha. Graduada em Licenciatura em Artes, em 2016, pela Faculdade Claretiana, em Rio Claro/São Paulo. Tem como interlocutor individual o curador Marcelo Salles. Fez o curso “Reflexão e Processos”, com os curadores Márcio Harum, Nancy Bettes e Guilherme Teixeira, na Galeria Tato, em 2020, além de participar do programa de formação artística Casa Tato 2 (2020-2021).

Produz em diversos suportes, como pintura e escultura. Sua pesquisa passa por questões como identidade, memória e afeto, mesclando o público e o privado, criando narrativas que estão no limiar entre arte e realidade.

Fez parte do grupo de estudos “Livro de artista, livros e objetos : entre vestígios e apagamentos”, coordenado pela curadora Fabíola Notari, entre 2015 e 2016. Desde de 2016, integra o grupo de discussão de arte SEM NOME(por enquanto) na Casa Contemporanea, em São Paulo. Fez acompanhamento de pintura contemporânea,  com a professora Tereza Viana na FAAP, em 2011.

Participou de diversas exposições coletivas, no Brasil e no exterior, entre elas: mostra virtual “Entre Mujeres”, na Galeria Casa Digital BGA, Bucaramanga/ Colômbia, em 2021; ArtRio (exposição online), na Galeria Tato, EEIarte Espaço independente de arte, em 2020; 82º Salão de Ararense de Artes Plásticas Antonio Rodini, Araras/SP; Ocupação Artística no Cândido Ferreira (site specific), Campinas/SP e “Terres Indigenes, Espace Philippe Noiret – Clayes Bois, na França, todas em 2019; Mutações, Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul e 81º Salão Ararense de Artes Plásticas Antonio Rodini, Araras/SP, ambas em 2018; 24º Salão De Artes da Praia Grande/ SP e “(Des)Limite(s) livro de artista”, na Casa Contemporânea, São Paulo/SP, ambas em 2017; Exposição Internacional de Arte Contemporânea, Porto/ Portugal, em 2015 e Carrousel Du Louvre, 15º Édition de Foire Internatiolnale d’Art Contemporain, Paris/ França, em 2014.
Tem obra em Acervo Público na Pinacoteca de São Caetano do Sul, em São Paulo, e prêmios como Medalha de Ouro no Salão de Ararense de Artes Plásticas Antonio Rodini, Araras/São Paulo, em 2019; Medalha de Bronze no Salão de Ararense de Artes Plásticas Antonio Rodini, Araras/São Paulo, em 2018; Menção Honrosa no Salão de Artes de Franca/ São Paulo, em 2012 e Menção Honrosa no Salão de Ararense de Artes Plásticas Antonio Rodini, Araras/São Paulo e Medalha de Ouro Poesia Objeto ISCA, Limeira/SP, ambas em 2010.

SERVIÇO RÁPIDOmostra “AR(e)S” de Edilaine Brum
o quê: 30 obras (esculturas, assemblages e desenhos)visitação:21 de setembro a 23 de outubro de 2021[terça a sexta, 14h-17h, sábado, 11h-17h]
local: Casa Contemporânea
rua capitão macedo, 370
vila mariana – são paulo – sp 04021-020
tel: 11 2337.3015
site:casacontemporanea370.com obs: obrigatório o uso de máscara e distanciamento social durante a visita

Autoria:

Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui