17.8 C
São Paulo
sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

JESUS CHOROU! HOMEM TAMBÉM CHORA!

35Jesus chorou. (Evangelho de João 11:35).

Quando foi a última vez que você chorou? Sem dúvida, muitas pessoas cresceram com aquela ideia tola: “Homem não chora” e em uma sociedade cada vez mais “dura” de coração, os sentimentos e suas demonstrações, se encurtam cada vez mais, porém; muitos “choram” por dentro sem o transcorrer de lágrimas nos olhos. Um dos maiores dramaturgo e escritor da História dizia: “O choro diminui a profundidade da dor” Willian Shakespeare (1564-1616). Assim como diz um hino sacro: “O Chorar não salva … nem o lagrimar sem fim”. (Hino -186 C.C.) realmente, no sentido aplicado pela circunstância e letra, realmente não, como também, em muitas experiências enfrentadas no curso desta vida, porém; o choro alivia a alma como um “lubrificante” que lubrifica um motor.

Jesus chorou! homem também chora!

Jo. 11:35.

Este versículo manifesto por João, conhecido como: “O discípulo amado” é o menor versículo da Bíblia, contudo; manifesta uma verdade premente em um mundo cada vez menos sensibilizado. ” Homem também chora!” Qual foi a última vez que você chorou? Chorou por alguém, devido às circunstâncias, ou até mesmo, tenha chorado por você mesmo? Crescemos numa sociedade machista, em que; chorar era coisa de “menininha”, isto é; “homem não chora”, “chorar é coisa de mulher”, etc.

Por que, Jesus Chorou?

a – Jesus Chorou levado pelas circunstâncias. (Na morte de Lázaro).

30Jesus ainda não havia entrado no povoado, mas estava onde Marta o encontrara. 31Os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo que ela se levantou apressadamente e saiu, seguiram-na, julgando que ela fosse ao sepulcro para ali chorar. 32Então, quando Maria chegou ao lugar onde Jesus estava, vendo-o, prostrou-se aos seus pés e desabafou: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.” 33Sendo assim, ao ver Maria chorando, bem como os judeus que vieram com ela, Jesus indignou-se no espírito e compadeceu-se. 34Perguntou-lhes Jesus: “Onde o colocastes?” E eles indicaram-lhe: “Senhor, vem e vê!” 35Jesus chorou. 36Então os judeus comentaram: “Vede como Ele o amava!” 37Mas alguns deles questionaram: “Não poderia este homem, que abriu os olhos do cego, ter evitado que seu amigo morresse?” Jesus ressuscita seu amigo (Evangelho de João 11:31-37).

A perda de um “irmão” muito querido! “Se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”. v.32. O amigo de Jesus volta à vida. Como bem diz o Salmista: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. (Salmo. 30:05), na verdade, Jesus chora, se compadece e age.

b – Jesus Chorou Junto Com as Pessoas E Pelas Pessoas. v-33,34 e 35. “Bem – aventurado os que choram, porque serão consolados”. Muitas “Marias” choraram os seus “Lázaros” durante esta pandemia, porém, ninguém sente mais ás nossas perdas, suas perdas, como Jesus, Ele chorou com Maria, e chora com você também!

c – Jesus Chorou Por Jerusalém. Jesus Chora por nós e por nossa causa.
41Quando ia chegando, assim que viu a cidade, Jesus começou a chorar sobre ela, 42e proclamou: “Ah! Se tu compreendesses neste dia, sim, tu também, o que traz a paz! No entanto agora isto está encoberto aos teus olhos. 43Virão dias em que teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te ameaçarão, apertando o grande cerco contra ti. 44Também lançarão por terra, tu e os teus filhos que estão dentro de ti. Não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a maravilhosa oportunidade que tiveste com a visitação de Deus!” Os profanadores da Casa de Deus

Jesus sabia, que o Templo em Jerusalém seria futuramente destruído, este fato profético, se consolida em

70 d.C. Quando Jerusalém é tomada por Tito e o templo é destruído. Contudo, Jesus chorou e lamentou por Jerusalém, hoje; Ele chora e lamenta por nós, e por este mundo, completamente desgovernado, política, moral, religiosa e espiritualmente. Pois, ainda que, “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”, o mundo em que nascemos e nele vivemos, está prestes a ser totalmente destruído. Isso, associado à falta de fé e o esfriamento do amor, o traduz bem, a “Sociedade Líquida” de Bauman, ou seja; o esfacelamento das relações pessoais, ainda; que superficial e aparentemente, as pessoas estejam mais “próximas” em razão do encurtamento das distâncias, em razão das mídias e redes sociais. “É um perto quero estar” sem se incomodar pelo estar distante, principalmente, pelos aspectos afetivos e sentimentais. No entanto, quando o Filho do homem vier, encontrará fé em alguma parte da terra?”( Lucas 18:08).

Um Mundo Que Confunde Fé Com Religião.

Um mundo Que Confunde Religiosidade Com Espiritualidade.

Um Mundo Que confunde Sexo Com Amor. 12E, por causa da multiplicação da maldade, o amor da maioria das pessoas se esfriará. Estamos vivendo duas banalizações: A banalização do amor, (sexo deve ser o resultado do amor) não a “perversão” dele. E, a banalidade do sexo. Os motéis estão cheios, e as doenças infecto-transmissíveis também, e isso; tudo tem a ver com a banalização do amor, e a expansão desenfreada e indouta, da prática sexual. Como canta a Rita Lee: “Tudo vira bosta!” e a forma como se vive o sexo e deixa o amor, é a grande “merda” de uma sociedade pervertida e corrompida, pelo pecado.

JESUS CHOROU! HOMEM TAMBÉM CHORA!

JO. 11. 35.

O chorar, muitas vezes, não nos salvará de determinadas situações, mas, uma coisa é bem certa, é um santo remédio para aliviar a dor, é uma oportunidade para “buscar alívio”, pois; “Vinde a mim e encontrarei descanso para as vossas almas” disse Jesus, e continua a dizer, Jesus quebrou o paradigma machista, de que; o homem não chora. Pelo contrário, Jesus chorou, e continua chorando, pela situação em que o mundo se encontra, pelos rumos, que este mundo caminha, e mais ainda; pela perspectiva, de um mundo cada vez pior! Com inflação, aumento do custo de vida, descontrole da natureza, e aumento da camada de Ozônio, contudo; nada faz Jesus chorar tanto, do que; o homem, criado a sua imagem e semelhança, “Mortos em delitos e pecados”. (Efésios 2). é preciso chorar sim! Principalmente por você mesmo. “Se ouvirdes a minha vós não endureçais o vosso coração”. Que Deus nos abençoes! “Bem- aventurados os que choram, porque serão consolados”
4Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. (Mateus, Capítulo, 5).

Telles dos Santos
O autor é Teólogo, Bacharel e Pós graduado em Teologia (PUC-PR). Faculdade Teológica Sul-americana (FTSA) Formado em Pedagogia Universidade Nove de Julho (uninove SP) e Pós Graduado em Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Luís (SP) e pós graduado em Ciências da Religião. (Faculdade Batista de Minas Gerais). OBS.: Faço palestras sobre escatologia bíblica e outras doutrinas bíblicas, Conferências bíblicas e pregações em Igrejas e Eventos. Meu email. claudinei727@hotmail.com Caso queiram contactar-me.

Deixe uma resposta

Leia mais