24.3 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Além do setembro amarelo

Falar em suicídio ainda é um tabu na nossa sociedade atual, porém não é possível fechar o olhos e fazer de conta que nada está acontecendo.

Na Webaula do Tele Saúde proferia na data de 18 de Setembro de 2020 com o tema de PROMOÇÃO DA VIDA ALEM DO SETEMBRO AMARELO, a Psicóloga e Mestre em Psicanálise Dra Daniela dos Santos Bezerra, que atua na Coordenadoria Promoção e Humanização á saúde da Secretaria de Saúde do Estado de MT, abordou o tema com mais profundidade os “Eixos de Atuação e Ação Estratégica” (I Vigilância e qualificação da Informação, II Prevenção do Suicídio e Promoção da Saúde, III Gestão e Cuidado).

Como acadêmica do Serviço Social vejo a importância de se trabalhar com uma rede bem articulada, referência e contrarreferência Unidade de Saúde, CRAS, CREAS, CAPS, Central de Regulação, Serviço Especializado de Internação, Farmácia de Alto Custo, Conselho Tutelar, e até mesmo o CVV. 

É preciso visão holística e sensibilizada, para que o acolhimento nas portas de entrada possa detectar nos mínimos detalhes, ou sinais mais sutis de que a pessoa que esteja em sofrimento psicoemocional possa estar planejando tirar a própria vida, ou que esteja cometendo lesão auto provocada. 

Através do atendimento bem feito, os casos são notificados podendo através de a Vigilância Epidemiológica levantar estatísticas das taxas de suicídio para formalizar políticas públicas em detrimento da preservação da vida.

O suicídio é uma epidemia silenciosa, uma violência contra a pessoa a família a sociedade.

O Assistente Social é um  potencial articulador que pode contribuir e muito para  o despertar do olhar da sociedade para esta causa, que é de todos nós ,e   que também é um PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, um  indispensável articulador e mobilizador social para além do SETEMBRO AMARELO, encaminhando aos serviços de referência, desenvolvendo atividades educativas junto às intuições , bem como palestras, mobilização social, rádio, TV etc,  visando conscientizar e sensibilizar a sociedade para o valor da vida e o olhar  mais reflexivo, cuidado e zelo por aqueles que estão em sofrimento.

Importa que a rede trabalhe de mãos dadas, pois juntos seremos mais fortes.

Autora:

Marta Germano, esposa, Cristã, Servidora Pública, Cuidadora Infantil de 0 a 7 anos, Técnica em Enfermagem, Acadêmica de Serviço Social, e uma apaixonada estudante informal da Psicanálise.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio