21.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

A Importância do planejamento para o Orçamento Público

É considerado de suma importância o processo de planejamento, execução e controle do orçamento público, assim como acompanhar a evolução dos gastos direcionados a cada estado, município e a distribuição destes orçamentos para cada secretaria para que se possa obter uma gestão eficaz e eficiente dos recursos públicos, identificar e ordenar prioridades em busca do balanceamento na distribuição de recursos para o atendimento das carências apontadas pelos programas e projetos.

O Orçamento público precisa estar ligado entre a sociedade e o governo, pois é mediante este contato que se busca estudar para viabilizar anualmente os planos que irão favorecer a cidade e a população.

Segundo ALIOMAR BALEEIRO (1997, pg. 411), o orçamento público “é o ato pelo qual o Poder Executivo prevê e o Poder Legislativo lhe autoriza, por certo período, e em pormenor, a execução das despesas destinadas ao funcionamento dos serviços públicos e outros fins adotados pela política econômica ou geral do país, assim como a arrecadação das receitas já criadas em lei.”

Na concepção de ARAÚJO E ARRUDA (2004, pg. 65), “O processo orçamentário pode ser definido como o conjunto das funções a serem cumpridas pelo orçamento em termos de planejamento, controle gerencial e controle operacional”. Tanto para Araújo quanto para Baleeiro, ambos defendem que o orçamento necessita das definições para que seja de fato passiveis de execuções.

Angélico, (1995 pg. 19), define orçamento como um planejamento de aplicação de recursos esperados em programas de custeios, investimentos, inversões, e transferências durante o período financeiro.

Conforme citado acima pelo autor Angélico, o planejamento de fato seria uma das primeiras etapas do processo orçamentário, para que seja seguido uma métrica com as informações e as necessidades a serem executadas.

Autora:

Tatiana dos Santos Pereira, graduada em Administração, Especialização em Gestão Estratégica e de Negócios, Especialização em Gestão Financeira e Contábil, Especialização em Controladoria e Finanças Empresariais pela Faculdade Integrada Santa Cruz, Especialização em Gestão Pública com Habilitação em Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio